O Tie Dye está longe de ir embora, você pode apostar nesta trend sem medo!
Que a estampa está cada vez mais nos looks das fashionistas e semanas de moda você já sabe. O Tie Dye é apontado como uma das maiores tendências dos últimos anos, ou seja, está esperando o quê? Se você tem aquele receio de comprar ou usar, a hora é agora. Confira todas nossas dicas e aposte nesta trend incrível.
A nomenclatura Tie Dye como conhecemos atualmente surgiu entre as décadas de 60 e 70, mas ao que tudo indica a técnica surgiu muito antes com outros nomes em diferentes culturas. Se popularizou com o nome que conhecemos atualmente e seu significado nada mais é que amarrar e tingir, tornando-se identidade de estilo com o movimento Hippie nos Estados Unidos.
Junto com o movimento Hippie o Tie Dye se tornou uma forma de liberdade e movimento cultural, ainda mais com grandes nomes da música utilizando em seus shows. Dois desses nomes são Janes Joplin e John Sebastian. Na época o estilo ficou associado ao psicodelismo, pelo grande uso de drogas naturais e sintéticas e seus efeitos alucinógenos.
Na década de 90 a estampa ressurgiu e foi logo absorvido pelo mundo da moda, ganhando grande adesão dos adeptos ao estilo Clubber: frequentadores de festas noturnas com músicas techno, com roupas coloridas e extravagantes. Atualmente com o resgate da moda de 90's o tie dye veio com muita força, como símbolo de personalidade e da iniciativa DIY ou faça você mesmo.
Com o início da pandemia grande parte da população ficou em quarentena, como resultado grandes buscas por diversos tutoriais sobre DIY ganharam força na internet e um deles foi o Tie Dye.
Grandes marcas internacionais começaram a produzir diversos produtos com a estampa, em inúmeras variedades de cores e estilos, agradando a todos os públicos.
Pessoas começaram a produzir as peças artesanalmente e aderir ao seu guarda-roupa, ainda mais por serem produtos coloridos e que passam essa sensação de diversão e alegria. Talvez seja esse um dos grandes motivos dos retorno e permanência da estampa na estação.
Sem contar que a estampa serve como ponto de cor em looks mais sóbrios, equilibrando bem adaptar para uso até mesmo no trabalho e para festas. Usando a criatividade existem muitas composições, mix de estampas, ponto de contraste mais high low, no moletom para looks mais comfy e por aí vai. Pensando nisto, separamos 3 inspirações:
O modelo Swirl (redemoinho) de Tie Dye é um dos mais característicos e lembra muito as décadas de 60 e 70.
Stripes como o nome já diz listras, é um estilo de Tie Dye mais simples e facilmente encontrado.