As apostas da última semana de moda dinamarquesa e os destaques do street style.
A Copenhagen Fashion Week, também conhecida por ser uma das passarelas mais sustentáveis do mundo, terminou no último dia 13 de agosto e, após várias temporadas digitais e sem a presença de público, pode-se dizer que os desfiles presenciais estão oficialmente de volta.
O sempre aguardado street style também teve seu retorno - com uma quantidade menor de pessoas circulando devido às restrições da Covid-19, mas com uma efervescência que era de se esperar depois de cerca de um ano de meio de pandemia e com a vacinação avançando. Esse otimismo todo, que recebeu o nome de dopamine dressing, surgiu traduzido em looks coloridos e vibrantes que chamaram tanto a atenção quanto o line-up de Primavera/Verão 2022 do evento.
Totalmente transmitida via YouTube, a temporada SS22 contou com 38 desfiles, 25 físicos e mais 13 estreias digitais, apresentando as novidades do setor sob o pilar da sustentabilidade e mostrando porque Copenhague vem sendo chamada de a nova capital da moda. Conheça as principais tendências da semana de moda nórdica e o que rolou de mais legal no street style.
Com inspiração nos anos 1990, as tiras fininhas apareceram em alças de blusas e vestidos, mostrando que a trend sexy e ousada está em alta. Na Rotate, um dos desfiles mais exclusivos da temporada com modelos circulando entre carros esportivos antigos, o detalhe foi destaque como no top com acabamento holográfico. Já Rabens Saloner apresentou peças mais festivas, metalizadas e brilhantes - outra tendência fortíssima!
Mais uma vez a alfaiataria ficou em evidência - e agora em versões com uma pegada anos 1980 e modelagem oversized. O mood é se vestir bem, mas sem abrir mão do conforto jamais. Mark Kenly Domino Tan e Lovechild 1979 desfilaram peças soltinhas e em uma paleta terrosa e delicada. Já nas ruas, os looks de alfaiataria vieram na contramão, em cores vibrantes e cítricas.
As tramas como tricô e crochê, trends marcantes das últimas temporadas e que devem permanecer, ganham a companhia das malhas leves e caneladas. O clássico vestido tubinho e midi apareceu em Lovechild 1979, já A. Roege Hove, um dos grandes nomes do design de malhas no circuito nórdico, apresentou uma versão mais moderna e ousada, cheia de recortes e nós - outra grande tendência.
De seda, lisos, estampados ou estilo bandana, os lenços dominaram os desfiles e mais ainda o street style! Amarrados no pescoço ou em volta da cabeça, são definitivamente o acessório da vez! E o mais legal é que os lenços podem ser usados de maneiras diversas, até fazendo as vezes de top.
Esta parece ser a estação dos extremos: as passarelas da Copenhagen Fashion Week foram ocupadas ora por vestidões, ora por vestidos curtos e justos. Os comprimentos predominantes nos desfiles traduzem bem a dualidade conforto-sensualidade que marca a temporada. Enquanto a Rotate apostou em um mini metalizado e de alcinhas, a Baum Und Pferdgarten apresentou longos e amplos vestidos e ainda destacou o laranja trendy.
Peças com cortes estratégicos e deixando uma parte do corpo à mostra - ou cut-out. Você já deve ter ouvido falar nessa trend, certo? Blusas, calças e vestidos vazados apareceram em algumas coleções Resort 2022 e agora também na semana de moda dinamarquesa, além de estarem bombando nas redes sociais! O detalhe confere um toque descolado aos looks, como mostraram a Rotate e a A. Roege Hove.
Durante os quatro dias do evento, as ruas da capital dinamarquesa foram tomadas por tons vibrantes e neon, estampas tie-dye, psicodélicas e animal print e acessórios divertidos. O fenômeno que coloriu a cidade tem nome: dopamine dressing ou moda dopamina, uma das maiores tendências do pós-pandemia e que traduz o efeito positivo que a moda pode ter no humor das pessoas - em uma referência ao neurotransmissor responsável pela sensação de prazer. O sentimento geral é de celebração através das roupas e o que se viu em Copenhague é literalmente o reflexo desse mood. Entre as cores mais populares e que também devem dominar as próximas estações, estão o laranja, o rosa pink e um tom de verde maçã.
Outra trend que se destacou foi a presença de acessórios de cabeça. Além dos já conhecidos e amados bucket hats, que surgiram em versões de crochet divertidas, os lenços e as bandanas provaram que estão mesmo de volta. Chapéus variados e bonés também cobriram a cabeça das fashionistas nórdicas.
Para aderir às tendências da Copenhagen Fashion Week agora mesmo, selecionamos algumas peças que você encontra aqui no ZZ MALL, confira!