Saiba em quais fibras apostar para ficar confortável nos dias quentes da estação!
Com as altas temperaturas, tudo que queremos são looks frescos que ajudem a amenizar a sensação de calor, certo? Mas saiba que nem sempre uma roupa mais curta vai necessariamente resolver o problema. Isso porque, independente do comprimento, o mais importante a se atentar é o tipo de tecido da peça. Algumas fibras são mais indicadas para o verão, pois permitem que a pele respire e têm uma melhor troca de umidade com o ambiente. Para tirar todas as suas dúvidas sobre o tema, conversamos com a especialista em têxteis Ana Laura Scalea. Confira!
Primeiro, precisamos abordar alguns conceitos para você entender o que está escrito na etiqueta das suas peças e fazer as melhores escolhas. Fibra têxtil é a matéria-prima a partir da qual o tecido é produzido e responsável por fornecer às roupas o chamado conforto térmico. As fibras são transformadas em fios e depois em tecidos. Podem ser: naturais, que a natureza nos dá e requerem muito pouco beneficiamento para a obtenção do fio; artificiais, de origem celulósica (madeira, bambu, galhos de algodão, palha de milho), precisam de um processo químico para obtenção da fibra; ou sintéticas, polímeros que têm origem em fonte não renovável (petróleo).
Para saber identificar cada tipo, busque por estes materiais: entre as fibras naturais, temos algodão, linho, rami, cânhamo, seda e lã; as artificiais incluem viscose, rayon, acetato, cupro, modal e liocel; já as sintéticas compreendem o poliéster, poliamida, acrílico e elastano.
Segundo Ana, são aqueles feitos com fibras naturais e artificiais, pois permitem a respirabilidade da pele e tem uma boa troca de umidade com o ambiente. Ela ainda lembra que é importante olhar a etiqueta e verificar a composição do forro das peças. “De nada adianta um blazer de linho, que é o melhor tecido para o verão, se o forro for de poliéster. É o forro que fica em contato com o corpo e o poliéster não deixa a pele respirar”, alerta ela.
Seguindo as indicações da especialista, destacamos algumas fibras que são leves e próprias para o calor. Na hora de comprar suas roupas, é importante prestar atenção na etiqueta e checar a composição das peças. Assim, você garante que está fazendo as melhores escolhas. Saiba um pouco mais sobre os tecidos e confira nossa curadoria com itens perfeitos para a estação e que você encontra aqui no ZZ MALL!
Fibra natural e popular, é fácil de encontrar e base para diversos tecidos. O algodão é confortável, leve, suave e macio ao toque, além de ser hipoalergênico e ter uma boa respirabilidade, ideal para os dias quentes. Amassa, mas é fácil de passar e dura muito.
Também parte das fibras naturais de origem vegetal, é considerada a melhor opção para o verão, porque absorve e evapora a umidade muito rápido, conferindo sensação de frescor. Além disso, é um tecido muito resistente e macio e uma fibra nobre, utilizada na confecção de roupas sociais e artigos de decoração. Amassa facilmente, mas cria produções elegantes e atemporais, sendo também um ótimo investimento.
É um dos tecidos mais antigos e nobres do mundo, não é fácil de ser encontrado e possui um valor agregado. Tem como grandes benefícios o conforto térmico e o toque extremamente macio.
Fibra artificial de origem celulósica, a viscose é uma das opções mais práticas e acessíveis de tecidos para o verão. Possui bom caimento, toque agradável e boa respirabilidade, além de ser fácil de lavar e passar.
Entre as fibras artificiais, é uma das mais indicadas para o verão, isso porque é extremamente macia e confere a sensação de “pele sobre pele”, sendo muito utilizada na confecção de lingeries, já que permite uma ótima respirabilidade. Também absorve 50% a mais de água do que o algodão e de forma rápida.