Magazzine

O GUIA DEFINITIVO DO JEANS

Conheça os modelos de calças jeans femininas e como usar cada um!

Clássica e atemporal, a calça jeans é uma das peças mais democráticas e presença certa no guarda-roupa feminino. O denim combina com tudo e agrada a todos os estilos, além de ser extremamente versátil, podendo compor do look mais casual e descontraído a produções formais. Feito originalmente para durar e até para cobrir barracas, o jeans tornou-se, além de parte da história da moda, uma forma de expressão, representando desde a vestimenta dos cowboys do oeste norte-americano e dos trabalhadores às manifestações culturais do século XX, como os beatniks e os hippies.

Apesar da sua popularidade, o item só passou a fazer parte do vestuário feminino após a Primeira Guerra Mundial, quando as mulheres começaram a trabalhar fora de casa e precisavam de roupas mais funcionais e confortáveis para exercerem as atividades. Em 1934, surgiu a primeira linha de jeans para mulheres, a Lady Levi’s, da marca pioneira do segmento. 

Com diferentes lavagens e altura de cós, o jeans é sinônimo de pluralidade e surge também em uma variedade de modelos. Conheça os tipos de calças jeans femininas e saiba como inserir cada uma no seu dia a dia!  

RETA

Um dos modelos mais clássicos, a calça jeans reta possui, como diz o nome, corte reto por todo o comprimento, desde o quadril até os tornozelos, e também cintura alta. É uma peça básica e super democrática, que agrada praticamente a todos os gostos. Por ser muito versátil, é aquele jeans que atravessa estações e um item curinga no guarda-roupa feminino. 

Como usar: graças a seu shape básico, o jeans reto combina com tudo e é perfeito para o dia a dia e looks office! Para quem prefere manter a simplicidade, camiseta e tênis são apostas certeiras. Outra dica é inserir peças mais marcantes na parte de cima, como camisa com mangas bufantes ou golas imponentes, trazendo equilíbrio e um toque fashion ao visual.  

ENCONTRE O LOOK

MOM

calça jeans mom teve seu retorno triunfal há alguns anos e é uma das queridinhas das mulheres, tendo um lugar cativo no guarda-roupa e nos looks! O modelo vem lá das décadas de 1980 e 1990 e é chamada assim porque remete à modelagem usada pelas mães (mom, em inglês) na época. Possui um shape mais soltinho, largo no quadril e afunilando nos tornozelos, além de cintura alta. 

Como usar: O jeans mom insere um toque super estiloso no visual, além de ser muito confortável. Marcando a cintura, fica lindo com peças para dentro, como uma clássica camisa branca, t-shirt ou ainda uma muscle tee. Nos pés, mocassim, mule, tênis, as opções são variadas! Para o office, a sugestão é apostar em um blazer de alfaiataria e sandália bloco. Versátil, a calça mom é garantia de uma infinidade de looks! 

ENCONTRE O LOOK

SKINNY

O modelo já não é mais o favorito das mulheres, perdendo seu posto para a mom, mas ainda assim é um clássico, que combina com quase tudo! A calça jeans skinny tem um shape bem ajustado ao corpo, da cintura aos tornozelos. Valoriza as curvas e traz uma pegada sexy! Possui uma variação, a super skinny, ainda mais colada ao corpo. 

Como usar: Versátil, o jeans skinny pode compor tanto uma produção mais casual, com camiseta e tênis ou rasteira, como também um look sofisticado para a noite, com body e sandália de salto. Nos dias mais frios, a calça é uma ótima opção para usar com botas de cano médio ou alto e ainda os modelos de montaria e Over The Knee. 

ENCONTRE O LOOK

FLARE

Também chamada de boca de sino, a calça jeans flare é mais ajustada no quadril e nas coxas e fica soltinha a partir do joelho até a barra - a famosa “boca”. Direto dos anos 1970, é a cara dos looks hippies da época e era a peça mais amada nas discotecas! Possui uma variação, a boot cut, com uma abertura menor na boca do que a flare, e com um shape inspirado na vestimenta dos cowboys. 

Como usar: Atemporal, o modelo flare pode compor tanto aquela produção office com camisa e sandália como também um visual com pegada vintage. Combinada com alfaiataria, a calça confere elegância e ajuda a alongar a silhueta. Já junto de peças com estampas florais ou psicodélicas, bota cowboy e bolsa com franjas cria looks meio boho, meio country. 

ENCONTRE O LOOK

WIDE LEG

Da família da flare, a calça jeans wide leg é uma versão com um shape bem amplo, do quadril até a barra. Fica soltinha no corpo e geralmente tem a cintura mais alta. Com uma pegada retrô, é a escolha das mais descoladas! 

Como usar: O modelo é super cool e fica lindo com tops e blusas cropped, já que marca a cintura. Por ter mais volume, a dica é apostar em peças mais sequinhas na parte de cima. Nos pés, tênis flatform para um mood bem urbano. E ainda, se quiser fazer a descolada da vez a la anos 1990, bucket hat para completar! 

ENCONTRE O LOOK

PANTACOURT

É a pantalona com comprimento menor! Também possui um shape mais amplo nas pernas e é ajustada na cintura. Sua versão regular vai até um pouco abaixo do joelho, já a pantalona midi desce mais e termina na altura do tornozelo.  

Como usar: Super urbana, a pantacourt é uma opção para variar os looks do dia a dia com um toque fashion! Use com camisa e sandália bloco para um visual elegante ou com top e papete para um look descolado e divertido! Versátil, é a cara dos dias mais frescos! 

ENCONTRE O LOOK

SLOUCHY

Do inglês, “desleixada” ou algo como “desestruturada”, a slouchy é um modelo que tem características da mom e da baggy. Com um shape mais amplo, cós alto e ajustada nos tornozelos, difere-se pela presença de pregas na parte da cintura. O jeans slouchy tem sido o escolhido para inserir um toque cool nas produções e variar os modelos mais clássicos.  

Como usar: Como a calça tem um shape mais over e dá destaque para a cintura, a dica é usá-la com top ou muscle tee, sempre para dentro. Outra sugestão é apostar em cinto e mini bag de complemento. 

 

ENCONTRE O LOOK

BAGGY

Direto dos anos 1990 e 2000, a calça jeans baggy tem a modelagem bem solta e oversized, com uma pegada urbana e esportiva. A baggy, do inglês “folgada”, lembra a wide leg, mas possui corte reto e muitas vezes a presença de bolsos grandes nas pernas. 

Como usar: Esse modelo é para quem curte algo mais ousado e trendy! Como a baggy insere bastante volume na parte inferior, a sugestão é abusar dos tops cropped e blusas mais ajustadas. E, para completar, ugly sneacker e bucket hat - num mood kidcore, que tal? 


ENCONTRE O LOOK

JOGGER

A calça jeans jogger ou jogging é o modelo com pegada bem esportiva, shape confortável e elásticos na cintura e nos tornozelos. Sucesso nos anos 1980, é a cara dos looks streetwear!  

Como usar: Prática e versátil, a jogger cria diferentes moods: para um visual bem comfy, aposte no duo com camiseta e tênis, e para uma produção mais sofisticada, perfeita para o office ou um passeio, combine com uma peça de alfaiataria e sandália de salto bloco ou fino. O modelo é daqueles que consegue transformar até o look mais básico! 

CLOCHARD

O jeans clochard pode vir com modelagens diversas, porém o que o define é o volume no cós e a cintura marcada pela amarração de uma faixa, tira ou cinto. Do francês “mendigo”, fazendo referência às pessoas que moram nas ruas e por vezes precisam prender as roupas com uma corda para não caírem do corpo, a clochard era chamada antigamente de cenoura. Revisitando a década de 1980, é perfeita para uma produção elegante e charmosa!  

Como usar: A calça combina com tudo e se transforma no ponto de destaque do visual! Vai bem com camisa transparente, camisetas mais ajustadas ao corpo e sapatos tanto rasteiros como de salto. Outra dica é apostar em blusas que deixam os ombros à mostra e evidenciam essa parte do corpo. A composição fica interessante, delicada e sexy! 

BOYFRIEND

O jeans boyfriend possui modelagem soltinha e oversized, além de cintura média e gancho baixo. Direto do guarda-roupa masculino, é chamada assim, porque é como se você tivesse roubado a calça do seu namorado. Pode vir com detalhes rasgados, principalmente nos joelhos. 

Como usar: Uma ótima alternativa para looks despojados, a calça boyfriend vai bem com uma porção de peças! Dá para apostar naquele look bem básico, com t-shirt e tênis, ou ainda combinar o modelo com blazer e sandália de salto fino, o que cria uma proporção interessante e ainda insere elegância. 

INSPIRE-SE


você também vai gostar