Magazzine

LET'S ROCK!

15 Jul

Para o dia mundial do rock, o nosso time selecionou dicas especiais de bandas e looks pra você curtir muito!

O rock é o estilo musical mais conhecido do século XX, sendo seu ápice entre as décadas de 1950 e 1980. Os fãs de rock mantem a base do estilo até hoje, sendo um do que mais permanece "vivo" independentemente do tempo. Apesar do nome dizer Dia Mundial do Rock, ele é comemorado apenas no Brasil, pois foi criado por duas rádios brasileiras na década de 80 que eram super influentes.

O dia 13/07 foi escolhido por ter sido a mesma data que ocorreu Live Aid, um festival musical que aconteceu em 1985.

ROCK AND ROLL

O rock é um estilo musical que surgiu entre 1940 e 1950, sendo a combinação de vários gêneros musicais. Alguns nomes surgiram e ganharam fama como: Chuck Berry, Johnny Cash, Bil Haley e Jimmy Preston. Com um estilo mais suave jaqueta de couro, camiseta, calça de tecido e sapato. 

Na década de 60 o estilo ganha mais corações e fãs, surgem nomes como: The Beatles, The Rolling Stones, The Doors, Jimi Hendrix, Janis Joplin e Bob Dylan. Ainda surgiram novas vertentes do estilo como o folk rock, rock progressivo e rock psicodélico. 

Já em 70 e início de 80 ocorre o "estouro" do rock com bandas e estilo hard rock, heavy metal como Led Zeppelin, Black Sabath, o rock de "arena" que tem como destaque as bandas Queen, Kiss, Aerosmith, Scorpions e AC/DC. O estilo fica mais "agressivo" com cabelos mais longos, spike, couro, peças ajustadas e coturnos.   

Com o estilo punk e outros subgêneros do rock surgem mais nomes que conhecemos até hoje, Ramones, The Clash, Sex Pistols, Eric Clapton, David Bowie, Raul Seixas, Novos Baianos e Secos e Molhados.


No fim da década de 70, o estilo andrógino de David Bowie traçou uma tendência que permeou durante toda a década seguinte: todos lembram da década de 80 pelas roupas coloridas, maquiagens e cabelos extravagantes, fazendo parte do Glam Rock, que além de Bowie trouxeram outros expoentes e subgêneros. 

Nos anos 80 também surgiram vários nomes no hard rock, tais como Guns N’ Roses, Poison, Motley Crue, Bon Jovi, U2, The Cure, Metallica, Megadeth, Slayer, Venom, Iron Maiden. No Brasil o contexto histórico contribui para a formação e destaque de diversos nomes do rock nacional, como Legião Urbana, Barão Vermelho, Capital Inicial, Paralamas do Sucesso, Titãs, Cazuza, Sepultura, etc.  

No início da década de 90 o Grunge Rock imperou a o estilo alternativo de bandas como Nirvana, Pearl Jam, Alice in Chains até hoje são referência para quem gosta do estilo mais pesado e com letras mais melancólicas. O estilo grunge foi adotado na moda também, tendo como ícones o tênis e a camisa de flanela.

Com a popularização do movimento skatista nos anos 90, algumas bandas surgiram e se tornaram ícones do movimento: The Offspring, Sonic Youth, Blink 182, Red Hot Chilli Peppers entre tantas outras que popularizaram o pop punk e o hardcore. Por conta disso, a moda também seguiu não somente a referência do grunge mas também desse movimento. 

Outras bandas ícones da época foram visionárias e serviram como referência para o indie rock como Oasis, Radiohead, Smashing Pumpkins assim como Faith No More, Korn e Slip Knot contribuíram para o metal rock dos anos 2000. 

No Brasil, a efervescência do rock se deu pela diversidade: desde Angra a Planet Hemp, o rock brasileiro trouxe diversos ícones como Raimundos, Mamonas Assassinas, Skank e Charlie Brown Jr.  

Chegando nos anos 2000 o rock ganha novas vertentes construídas com diversas referências das décadas anteriores. O emo chega trazendo a melancolia do Grunge, a androginia do Glam Rock e toda a rebeldia do Hard Rock: 30 Seconds to Mars, My Chemical Romance, Panic! At the Disco fizeram história e participaram de um movimento que impactou a geração millenial. 

A década veio com diversos estilos e subgêneros do rock e a internet possibilitou novas bandas a se popularizarem e trazerem novos sons e referências para o rock: The Strokes, Artic Monkeys, Evanescence, Muse, Queens of the Stone Age, System of a Down, The Killers, Foo Fighters, Coldplay, CPM 22, Detonautas, O Rappa e Pitty são alguns ícones da década.

Com a diversidade de subgêneros e estilos as roupas passam a ser mais diferentes, alguns com estilo mais skateboarder, outros mais despojados com flanelas e os bem tradicionais, jaqueta, calça jeans e camiseta.

DICAS DO TIME ZZ MALL

MARIANA ALCANTARA

Pink Floyd: "The Piper at the Gates of Dawn é um dos meus álbuns mais amados da vida, é a referência dos anos 70 e do rock progressivo que fez um gostar mais do gênero".  

"Além disso o visual da capa desse álbum é pura psicodelia" complementa Mari. Apaixonada pelo estilo 70's, destaca a estampa Paisley como um ícone da época, assim como as camisas e o casaco com pelos. 

ENCONTRE O LOOK

PRISCILA BAUM

"Tenho dois estilos de rock que são meus favoritos: rock clássico/antigo, onde meus preferidos são David Gilmour e Metallica e o rock mais moderno, tipo MUSE".  

O estilo rock’n’fashion é o favorito da Pri: combinando peças pretas de couro, studs com um toque mais feminino e estiloso, tipo uma jaqueta jeans, acessórios prateados, renda ou alguma transparência. "Fica PERFEITO"! 

ENCONTRE O LOOK

ENCONTRE O LOOK

DANIÉLI COSTA

"Eu indico sempre Bon Jovi que é minha banda preferida da minha vida, mas tem outros clássicos como The Goo Goo dolls, Queen e Foo Figthers. 

Falando de Rock Nacional, temos a lendária Charlie Brown Jr, CPM 22, Capital inicial, o emo –cringe- com Nx, Fresno e Detonautas".  

E o look do rockeiro clássico para Dani é jaqueta de couro, calça jeans e coturno (bem original)! 

ENCONTRE O LOOK

RODRIGO GASPARETTO

Se jaqueta de couro, jeans rasgado e tênis "batidos" se tornaram parte da moda, muito disso se deve ao Punk Rock. E nesse subgênero do rock eu tenho duas dicas:

Ramones - Uma das bandas mais influentes da história, simplificou a 3 acordes e 3 minutos o rock que estava se tornando complexo demais nos anos 70, atravessou decadas e hoje tem até mais relevância do que quando estava na ativa. Escute "Rocket to Russia".

Tequila Baby - Totalmente influenciados por Ramones, (principalmente no primeiro album) são mais de 25 anos "espalhando" a palavra do Punk Rock pela região sul e pelo Brasil, e no DVD ao vivo com Marky Ramone gravado em 2008 selaram a ligação com os pais do punk rock ao ter um Ramone na bateria. Ouça "Punk Rock até os Ossos".

ENCONTRE O LOOK


você também vai gostar