Magazzine

JEANS: SAIBA AS PRINCIPAIS LAVAGENS DO TECIDO E SUA HISTÓRIA

17 Nov

Conheça a origem do denim e suas principais colorações e ainda descubra as melhores peças de cada lavagem.

Um dos tecidos mais populares e democráticos, o jeans surgiu na região de Nimes, uma pequena cidade na França, e era usado por marinheiros italianos do porto de Gênova. Por causa do seu local de origem, passou a ser conhecido como “tecido de Nimes” e, posteriormente, foi abreviado para “denim”. Apesar de conhecermos o jeans pela sua coloração azul, o tecido natural, feito de algodão, possuía um tom marrom e era utilizado para cobrir a carroceria de caminhões durante a chamada Corrida do Ouro na Califórnia, na metade do século XIX, por ser um material muito resistente.

Até que, Levi Strauss, um comerciante de brim, resolveu fabricar calças com o tecido e oferecer para os garimpeiros que trabalhavam na região. As roupas fizeram sucesso já que dificilmente rasgavam, mesmo com a atividade intensa. Em 20 de maio de 1873, Strauss registrou a patente das suas peças, data que também é comemorado o Dia Mundial do Jeans. Por volta de 1890, o comerciante começou a tingir as calças com um corante natural das plantas de coloração azul, o índigo, dando origem ao jeans que conhecemos hoje. 

No século XX, o jeans popularizou-se em filmes de faroeste e ainda fez parte do vestuário do exército norte-americano na Segunda Guerra Mundial. Mas foi no pós-guerra que o tecido passou a vestir desde as mulheres operárias a astros de Hollywood, como Elvis Presley, James Dean e Brigitte Bardot. O jeans marcou ainda importantes movimentos sociais como a contracultura e se tornou o uniforme dos hippies - e, depois, do punk e do grunge. Só nos anos 1970 é que o jeans foi parar nas passarelas através da Calvin Klein e, na década de 1990, conquistou seu espaço efetivo na moda e no cotidiano das pessoas.

Ao longo dos anos, o jeans foi se modificando e ganhando diferentes versões, de peças a modelagens e também lavagens. Por isso, reunimos aqui algumas das principais colorações do tecido, além de dicas de como usar e sugestões de peças que você encontra aqui no ZZ MALL. Confira!


Fonte: E-book Bota a calça jeans, Thais Farage e Farage Inc 

BLUE JEANS OU DENIM

É o jeans azul clássico, sem variação de cor ou puídos. Possui uma tonalidade média, nem muito escuro, nem claro. É chamado, por vezes, também de denim - que é o nome do tecido de algodão que é feito o jeans e tem sua origem da expressão “de Nimes”, cidade da região sul da França onde era fabricado. É a lavagem mais tradicional, que vai bem com tudo e combina, principalmente, com peças de corte reto.

ENCONTRE O LOOK

ENCONTRE O LOOK

DELAVÊ

É uma lavagem bem clara, que passou por um intenso processo de desbotamento, eliminando o índigo da peça - a coloração azul - e resultando em um jeans super macio e confortável. Do francês “délavé”, é uma lavagem delicada, que combina com looks all jeans e também é perfeita para as estações mais quentes por ser mais leve e fresca. 

ENCONTRE O LOOK

ENCONTRE O LOOK

BLACK JEANS

É o jeans que, ao invés de receber a coloração azul índigo, é tingido em preto. Se lavado da mesma forma que o blue jeans, resulta em peças cinza - ou em um tom preto desbotado, que ganha ares de envelhecido. O black é uma opção para variar do clássico azul e cria tanto composições elegantes como looks com pegada retrô ou rocker. 

ENCONTRE O LOOK

ENCONTRE O LOOK

ESTONADO E STONE WASHED

Quando o jeans passa por um processo de lavagem industrial que desgasta o tecido, conferindo um aspecto surrado e/ou desbotado, com ranhuras, que imitam marcas de uso. São utilizadas pedras para criar o efeito e o jeans pode ainda receber descolorante para realçar pontos específicos. As peças enfrentam vários ciclos de lavagem, o que resulta em um jeans macio e maleável. O estonado é um modelo super versátil, confortável e escolha certeira para o dia a dia!

ENCONTRE O LOOK

ENCONTRE O LOOK

ENCONTRE O LOOK

DESTROYED

É o famoso jeans rasgado, que pode vir em versão mais discreta ou com rasgos bem grandes, deixando a pele à mostra. É ideal para os dias de calor e amenos e insere um toque descolado e rocker nos looks!  

ENCONTRE O LOOK

ENCONTRE O LOOK

COLORIDO

Aqui, o jeans é feito em brim (tecido de algodão) e recebe tingimento em cores diversas. Também pode ganhar coloração após passar pelo processo de estonagem, ficando com um aspecto mais desbotado. O jeans colorido é mais uma opção para variar o azul e insere um toque divertido e alegre no visual. 

ENCONTRE O LOOK

ENCONTRE O LOOK

BLEACHED

É o jeans manchado com alvejante, processo que acontece antes da confecção da peça. O efeito pode ser mais sutil, com aspecto marmorizado, ou bem marcado, estilo tie-dye. Este tipo de lavagem tem uma pegada retrô e vem lá dos anos 1980. Combina com modelos também antiguinhos como calça jogger e jaqueta bomber ou trucker.  

ENCONTRE O LOOK

RESINADO

Este tipo de jeans recebe uma camada de resina e fica com um aspecto que lembra couro. É mais pesado e, por isso, indicado para os dias frios, já que sua camada extra também ajuda a aquecer. Geralmente vem em preto e é uma opção mais sóbria, que cai bem inclusive em office looks e produções noturnas. 

ENCONTRE O LOOK

JEANS ARTÍSTICO

Aqui, o diferencial não é a lavagem do jeans, mas os acabamentos em pintura, bordados, patches, franjas e muito mais! É o tipo de peça que insere um toque extra de estilo nas produções, transformando totalmente os looks com detalhes inusitados! Traz uma mistura de referências, do grafite ao patchwork, e é uma opção para um visual descolado e urbano. Para quem curte um DIY, dá até para customizar os itens que você têm em casa, que tal?

ENCONTRE O LOOK

ENCONTRE O LOOK

Inspire-se com nossa seleção de peças jeans em diferentes lavagens e escolha as suas para compor um look completo aqui no ZZ MALL!


você também vai gostar