Os principais modelos de sutiãs e calcinhas e tudo o que você queria saber sobre underwear.
A ideia de uma roupa íntima para mulheres remonta à Grécia antiga. Os primeiros registros do que hoje chamamos de lingerie lembram faixas de pano utilizadas para sustentar os seios e cobrir a parte de baixo. O sutiã e a calcinha como conhecemos atualmente são resultado de diversas transformações históricas, do espartilho até as versões mais contemporâneas da lingerie - que traçam, inclusive, um paralelo com questões como o papel da mulher na sociedade, feminismo e sexualidade. Até os materiais em que são produzidas as peças foram se modificando para garantir conforto e funcionalidade. A lingerie agora não fica mais somente sob a roupa, protagoniza looks com pegada sexy e surge ainda com tecnologia que dispensa o uso de absorvente ou coletor menstrual. Em meio a tantas opções, reunimos alguns dos principais modelos de sutiãs e calcinhas para você escolher o que melhor se adequa a sua rotina, além de outros itens de underwear que são tendência e você vai querer vestir já! Confira!
Um dos mais tradicionais, o sutiã meia-taça cobre parcialmente os seios e modela, sendo perfeito para usar com roupas mais ajustadas ao corpo e decotadas, além de garantir um toque sexy. É chamado assim devido ao formato do bojo, arredondado e estruturado, oferecendo sustentação e conforto. Por ser muito versátil e prático, o meia-taça é um dos favoritos das mulheres e funciona para todos os tamanhos de seios.
Possui alguns outros shapes que por vezes são considerados modelos diferentes ou variações. O sutiã balconet ou balconê apresenta alças bem separadas, um bojo menor e cobre apenas a parte inferior dos seios. Já o push-up traz um formato que projeta os seios para cima e modela ainda mais o colo. O meia-taça pode vir com enchimento extra (bolha) para quem busca aliar mais volume na região.
Como diz o nome, é caracterizado pelo formato frontal de triângulo. Pode vir com ou sem bojo e não possui arco (base metálica interna). É um dos shapes mais confortáveis, ideal para o dia a dia! Algumas versões apresentam laterais finas e outras, mais largas, assemelhando-se a um top. O sutiã triângulo cobre os seios e oferece sustentação, funcionando em todos os tamanhos de peito.
Por vezes é chamado de bralette - necessariamente sem bojo e arco e com a mesma modelagem desestruturada e comfy, mas em renda, seda e outros materiais e acabamentos sofisticados, que o transformam em protagonista das produções. Uma ótima opção para vestir com regatas mais soltinhas e cavadas nos braços, blusas de tule transparente e até mesmo sozinho junto de alfaiataria!
O sutiã sem alça é uma alternativa para usar com peças como vestidos e blusas descobertas no colo. Esse modelo precisa oferecer reforço nas laterais para garantir sustentação e, por isso, geralmente, possui faixas mais largas cobrindo as costas e parte do tronco. Também é interessante que a peça tenha arco e bojo para assegurar o suporte, mas pode vir ainda em formato top, uma versão bem confortável - se o decote não for uma preocupação.
O corset é o famoso espartilho, bem ajustado ao corpo e com tiras nas costas, marcando bem os seios e a cintura. O corselet é uma variação do primeiro. Inteiro, também destaca os seios e é uma peça super sensual! Já o corpete é um modelo cropped, mais curtinho, que lembra os demais, mas tem uma pegada mais despojada. Funciona como top e é perfeito para um look sexy e descolado!
Frente única: cobre os seios e deixa as costas livres. Ideal para acompanhar roupas decotadas.
Nadador: maior e bem reforçado, lembra um top esportivo ou maiô de natação e proporciona bastante sustentação aos seios. Possui laterais largas e cava centralizada no meio das costas.
Strappy bra: com tiras extras no colo, laterais e braços, insere um toque sexy e fashion no visual e fica lindo com peças transparentes e decotadas. É o modelo feito para aparecer!
Um dos modelos mais conhecidos, a calcinha biquíni possui laterais e parte de trás mais larguinhas e cós baixo. Perfeita para o dia a dia, oferece conforto e praticidade.
Muito semelhante à calcinha biquíni, a tanga também tem a parte de trás mais larga, mas pode vir com laterais estreitas. É uma das mais amadas para acompanhar a rotina, garantindo conforto e segurança.
É o modelo com laterais e parte de trás bem finas. Tem uma pegada sexy e é uma das melhores opções para não marcar sob a roupa, sendo ideal para usar com peças ajustadas ao corpo.
Com inspiração retrô, a hot pants possui cós alto, logo abaixo do umbigo, e é larguinha tanto nas laterais como na parte traseira. Pode vir em versões mais sofisticadas em renda e também em modelos básicos para o dia a dia. Confortável, é uma ótima opção para usar com peças de cintura alta.
Ambas possuem um formato maior, cós baixo e são largas nas laterais. A diferença é que a calcinha boyshort é feita geralmente em algodão e materiais comfy, já a caleçon é mais elegante e sensual, vem em renda e é pensada para valorizar o quadril da mulher.
Direto da moda praia e fitness, o body ganhou ares de lingerie com suas versões em renda e que remetem à estética dos corset e corselet. A diferença é que o body é uma peça inteira até a virilha, semelhante a um maiô. O item já é sucesso há algum tempo e a escolha para looks sexy e fashionistas! Pode ser combinado a jeans ou alfaiataria em calças, saias ou shorts e é garantia de um visual descolado.
Tem alguns pijamas que também fazem as vezes de lingerie. É o caso das camisolas com uma pegada bem sensual, em renda e com transparência. Perfeitas para ocasiões especiais - ou para se sentir linda todos os dias! As versões mais “comportadas” das camisolas podem até se transformar em um slip dress e ganhar as ruas!