Magazzine

DICAS DE BELEZA PARA O VERÃO

28 Out

Como cuidar da pele do rosto e do corpo, proteger o cabelo e fazer a maquiagem durar nos dias quentes.

O verão só começa oficialmente em dezembro, mas já podemos perceber o calor dando as caras. A estação dos dias ensolarados e mais longos, que é sinônimo de praia, piscina e diversão, exige alguns cuidados extras com a pele e o cabelo. Além do indispensável filtro solar, é preciso reforçar a hidratação da pele e dos fios. Outro desafio é conseguir manter a maquiagem no lugar devido às altas temperaturas e à umidade. Por isso, trazemos algumas dicas e truques para você curtir o verão com tudo que tem direito e ainda se manter protegida e fresca!

ROSTO

FPS SEMPRE!

Usar protetor solar é importante em todas as estações, mas no verão, como a incidência de raios solares é ainda maior, é imprescindível a aplicação todos os dias - e não somente quando for sair de casa ou ir à praia ou piscina. A recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é de produtos com fator de proteção solar 30 ou maior, que devem ser reaplicados a cada três horas pelo menos. Além do filtro, a dica é optar por bases, bb creams, pós e até blushes e iluminadores com FPS, que ajudam a complementar a fotoproteção e criam uma camada extra de cor sobre a pele - importante para quem possui melasma. Mas lembrando que esses itens devem ser usados como coadjuvantes, nunca sozinhos, ok? 

PRESTE ATENÇÃO NA PREPARAÇÃO DA PELE

Antes de aplicar a maquiagem, prepare bem a pele - o resultado é uma make mais bonita e que dura mais, super importante nos dias quentes! Mas como fazer isso? Primeiro, é fundamental hidratar a pele, mesmo que a sua seja oleosa. Prefira produtos oil free e em sérum ou gel, que absorvem rápido e não pesam. Outra dica é usar primers e produtos multifuncionais - quanto menos camadas sobre a pele, maior a chance de tudo ficar no lugar e a make não desandar! 

ESCOLHA PRODUTOS À PROVA D’ÁGUA E DE LONGA DURAÇÃO

Isso vai fazer uma grande diferença, pode acreditar! Opte por produtos que vão garantir a durabilidade da maquiagem. Não precisam ser todos, mas uma base de longa duração e/ou com tecnologia que se funde à pele, um rímel à prova d’água para evitar borrões ou um fixador de sobrancelhas para mantê-las penteadas, por exemplo, são um bom investimento. E por mais que você ame uma pele glow, é importante selar a maquiagem com pó - pode ser só na zona T. Escolha pós de finalização bem fininhos e translúcidos, use um pincel pequeno e aplique apenas o necessário. 

ENCONTRE O LOOK

MAKES TRUQUEIRAS

Dá para conquistar aquele efeito queimadinho de sol, que é super tendência, em casa, sabia? Isso sem nem precisar se expor aos raios solares. Escolha um blush cremoso ou líquido e aplique, além das bochechas, em direção ao alto do nariz e também no ossinho central. Vai parecer que você passou o dia na praia! Outro truque é o bom e velho bronzer, que dá um glow dourado imediato. A maquiadora carioca Nathalie Billio é um dos grandes ícones do visual sun kissed e inspiração total - vale super acompanhar as dicas dela no @nathaliebillio! 

NÃO ESQUEÇA DO FIXADOR

Para segurar a make mesmo, os sprays fixadores são essenciais, porque criam uma película sobre a pele e fazem com que nada saia do lugar ou derreta. Principalmente se você tiver um compromisso ao ar livre ou um evento longo, como casamento ou formatura, é uma etapa de finalização da maquiagem que não pode ser pulada! 

RETOQUES AJUDAM SEMPRE

Mesmo com todos os cuidados, é normal precisar dar uma retocada na make. Mas antes: use um lenço de papel ou folha absorvente para tirar o suor e a oleosidade excessiva; depois, borrife uma bruma ou água termal para refrescar o rosto e devolver o glow natural. E aí sim retoque a base ou corretivo em pontos específicos, como os cantos do nariz ou as olheiras. Se preferir, escolha versões compactas, mais fáceis de aplicar e carregar na bolsa. 

ENCONTRE O LOOK

CABELO

ABUSE DOS PRODUTOS COM FILTRO SOLAR E FOQUE NA HIDRATAÇÃO

Sabia que não é só a pele que sofre com a exposição ao sol sem proteção? Os fios também ficam danificados, seja pelos raios UVA e UVB, seja pela água com cloro da piscina ou até pelo contato com o suor constante. Por isso, durante o verão, é ainda mais importante dar uma atenção especial ao cabelo. Quando for se expor ao sol, aplique produtos com filtro solar na fórmula. E depois, reforce a hidratação com máscara e leave-in potentes, principalmente se seu cabelo tiver coloração, evitando que desbote ou fique amarelado.  

ACESSÓRIOS MIL

Nos dias ensolarados e de calor, tudo que queremos é frescor! Prender o cabelo, além de prático, é também tendência na temporada! Os acessórios de cabelo marcantes foram destaque nos desfiles de verão 2022, dos lenços de cabeça da Versace aos laços brancos de Giambattista Valli e ainda as presilhas e tiaras com aplicações de Simone Rocha. O legal dos acessórios é que eles ajudam a proteger o cabelo e até o rosto do sol, criando uma barreira física contra os raios - a exemplo dos chapéus, outro item super necessário para o verão!  

ENCONTRE O LOOK

PARA APOSTAR: CABELO MOLHADO E TRANÇAS

Estilizar os fios, para variar os looks, também é uma ótima opção! Já havíamos falado das tranças e de como o visual está em alta, o que se confirmou nas semanas de moda de verão 2022. O preso é super fácil de fazer e deixa as produções do dia a dia charmosas. Outra dica e que é a cara da temporada é o cabelo molhado! Mais uma trend direto dos desfiles, onde apareceu na Miu Miu, Balenciaga e Chloé, é um truque que transforma o hair look na hora e confere um efeito elegante, fresco e moderno! Pode ser feito com gel, puxando os fios com um pente fino para trás e finalizando com spray fixador. 

ENCONTRE O LOOK

CORPO

HIDRATE SEMPRE E MANTENHA A ESFOLIAÇÃO EM DIA

A exposição solar agride e resseca a pele, por isso é importante reforçar a hidratação. Busque por produtos mais leves e de absorção rápida, como os hidratantes de banho, para evitar a sensação de ter passado algo no corpo. Uma dica é misturar algumas gotas de óleo, pode ser de amêndoas ou esqualano, por exemplo, no creme para potencializar o efeito. Também é legal esfoliar o corpo, pelo menos, uma vez por semana para eliminar as células mortas e manter a pele macia e lisinha, evitando o surgimento de pelos encravados e prolongando o bronzeado. 

BRONZEADO SEGURO

Pegar sol em excesso, principalmente nos horários de pico, pode causar danos imediatos, como queimaduras, e a longo prazo na pele, a exemplo de manchas e até melanomas. Então, para não se expor correndo esses riscos e ainda assim conquistar um bronzeado bonito, a dica é abusar dos autobronzeadores. Além de seguro para sua pele e prático, você garante uma cor dourada sem nem precisar botar o pé na praia ou na piscina! 

ENCONTRE O LOOK


você também vai gostar