O que virou hit no TikTok e Instagram e vem influenciando a moda fora das telas!
Se você ainda não deu uma chance para o TikTok, sugiro que reconsidere. Isso porque “o app da gen Z” tem sido um forte catalisador de tendências. Para além das dancinhas e challenges, o TikTok é também o retrato das novas gerações e da forma como elas se relacionam com a moda, a beleza, seus corpos e até como veem o mundo. O Instagram continua em alta, mas agora parece haver uma ruptura: millennials na rede de Mark Zuckerberg e os nascidos a partir de 1995 no app fenômeno chinês. Claro que esse contraste geracional acontece de tempos em tempos e nada é tão delimitado assim. O que se percebe é o potencial, principalmente do TikTok, de lançar tendências - algumas até polêmicas. Saiba o que está bombando nas redes sociais e que você vai querer usar já, pode acreditar!
Uma das grandes trends, e que até virou motivo de uma espécie de disputa geracional, a calça wide leg e os modelos mais soltos e oversized vêm com força e prometem acabar com a skinny. Mas como assim? A calça mais usada nos anos 2000 e que é a cara das millennials caiu em desgosto pela geração Z, que não curte o shape colado ao corpo e com pegada sexy da skinny. Tanto no Instagram como no TikTok, a calça que marcou o padrão de beleza do início do milênio - e que “valorizava” corpos magérrimos com seu cós baixo - parece ter sido substituída por modelos mais despojados e comfy, traduzindo também a maneira como a nova geração pensa a moda e vê (e aceita) seu corpo. O fato é que os shapes mais soltinhos também têm tudo a ver com o contexto da pandemia e a busca por conforto na hora de se vestir agora é ainda mais prioridade.
Como usar a trend? Com tudo! A lição que a gen Z nos mostra é que a moda deve sim ser democrática, ou seja, utilize da forma como se sentir bem! Algumas dicas: combine com o colete de tricô que é hit também nas redes sociais, com tênis flatform, camiseta divertida, camisa de flanela, o que sua imaginação permitir!
Sim, a minissaia colegial está de volta! É o que pregam as tiktokers pelo menos. As referências vêm de “As Patricinhas de Beverly Hills” e Cher com seu conjuntinho xadrez, de Regina George e sua sainha rosa em “Meninas Malvadas” e ainda da nova musa do pop, Olivia Rodrigo, que revisitou a saia plissada e também se transformou em ícone fashion. As versões surgem tanto lisas como estampadas, em diferentes patterns de xadrez.
Como usar a trend? A dica é combinar com a peça-chave da estação e tendência absoluta dentro e fora das redes sociais, o colete de tricô - sim, você vai ouvir falar, e muito, dele por aí! Outras ideias: apostar em blusões e cardigans, top estilo corset, camiseta e até moletom. Nos pés, coturnos e sapatos tratorados.
A técnica também virou hit no TikTok e no Instagram, mostrando que tudo que envolve o handmaid está em alta, não só os itens caracterizados pelas tramas mais abertas, mas a atividade em si, que tem servido para ocupar o tempo em casa durante a pandemia. Aprender uma atividade manual é legal para desenvolver habilidades e mais bacana ainda é vestir o que você mesmo fez - é o que as redes sociais mostram. As peças feitas em crochê super coloridas e divertidas ganharam os looks da galera descolada e, ainda que lembrem a vibe hippie dos anos 1970, hoje surgem em versões moderninhas e cobiçadas. Um dos grandes responsáveis pela febre foi o cantor Harry Styles, que apareceu em um programa de televisão com um casaco de crochê todo colorido da marca JW Anderson, fazendo todo mundo desejar o cardigan e ainda se aventurar a reproduzir em casa. A trend rendeu vídeos de DIY no app chinês e até um tutorial disponibilizado pelo próprio estilista.
Como usar a trend? Tem quem goste de se aventurar e apostar em um visual total em crochê! Mas dá para usar apenas uma peça feita a partir da técnica ou escolher acessórios em crochê, como brincos ou bolsas e até mesmo sapatos. E não se preocupe, você não vai ficar parecendo a capa do filtro de água que sua avó adora - o crochê agora é fashion e cool, Harry Styles está aí para provar.
Uma das mais inesperadas tendências está bombando no TikTok: o espartilho. Do francês, corset, a peça é símbolo de sensualidade e feminilidade, destacando a cintura e os seios. O item tornou-se parte de um challenge (desafio) da rede social e acabou virando febre. Mas a série Bridgerton da Netflix, um mega sucesso de audiência, também foi responsável pelo retorno do espartilho, muito presente no figurino da história ambientada no século XIX. Para provar que o corset é hit mesmo, até Beyoncé usou uma peça com o shape, coberta de pedrarias, na festa pós-Grammy deste ano.
Como usar a trend? Nada de esconder o espartilho sob a roupa! Além de traduzir o visual sexy, o corset também surge em versões inspired, mais moderninhas, que imitam o formato da peça, mas fazem as vezes de top. Use com jeans ou alfaiataria para equilibrar a produção, que pode inclusive aparecer durante o dia.
Os modelos que fazem sucesso nas redes sociais agora, seja no TikTok, Instagram ou Pinterest, são principalmente os de lentes amarelas e/ou com formato menor e arredondado. Ambos trazem referências dos anos 1990 e 2000 e parecem ter voltado para valer. Com certeza, você já deve ter visto algum vídeo por aí com alguém usando o acessório pendurado no ossinho do nariz, vai dizer?
Como usar a trend? O look das mais descoladas inclui a dupla bucket hat e óculos retrô, além de jeans soltinho, ugly sneackers e tudo que remeta às décadas de origem da trend. Mas dá para inserir apenas os óculos em um visual mais básico e garantir um toque extra de estilo.
O acessório da vez são as phone straps, ou cordinhas para carregar o celular por aí, feitas de miçangas coloridas, que viraram febre ao aparecerem nas selfies de celebridades como Dua Lipa e Miley Cyrus. As miçangas, inclusive, são tendência absoluta em pulseiras, colares e até correntes para óculos e agora aparecem nas phone straps, indo ao encontro do sucesso do kidcore. Práticas e funcionais, conferem um toque fun ao item que muito provavelmente é o que você mais utiliza no dia a dia, o celular.
Como usar a trend? Aqui, a ideia é se divertir! Combine com uma capinha colorida e misture miçangas diversas. Tem quem curta ainda apostar em nail arts bem descoladas e ornar com as cordinhas, a cara da galera gen Z!