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SKATE: MAIS QUE ESPORTE, UM ESTILO DE VIDA.

28 Jul

Aposto que você assistiu o Skate nas Olimpíadas, então vou te contar mais sobre o skate e a marca Vans.

Com a entrada do Skate nas Olimpíadas, houve uma explosão em pesquisas sobre o assunto, principalmente do público feminino. Então o que melhor que falar da marca mais importante para o segmento? Vans é referência em produtos e no estilo de vida Skateboard. Confira:

A MARCA

A marca surgiu em 1966 pelas mãos de Paul e Jim Van Doren, ao lado dos sócios Gordon Lee e Serge Delia, na cidade de Anaheim, na Califórnia, mais especificamente na 704 da East Brodway, no dia 16 de março. Uma empresa única e pioneira, por fábricar e vender os produtos no mesmo lugar e diretamente ao público, assim era reconhecida a Van Doren Rubber Company.

Com os primeiros clientes nascia o tênis #44, conhecido atualmente como o modelo Authentic e o nome House Of Brands é usado pela primeira vez na estrutura de uma de suas vitrines.

Na década de 1970, o tênis se popularizou entre os skatistas da Califórnia, por ser resistente ter solta grossa. Em 1976 surge o tênis #76, conhecido atualmente como ERA, desenvolvido com Tony Alva e Stacy Peralta, com cores contrastantes em seu cabedal torna-se o queridinho do momento.

Logo após o logo "VANS OF THE WALL" é apresentado!


Em 1977 surge o tênis #36, mais famoso Old Skool que foi batizado como Jazz Stripe”, primeiro da linha a possuir couro em sua construção. O tênis #98 é também apresentado e com a ajuda de muitos skatistas e atletas de BMX, o Slip-On virou o maior ícone da Vans para as gerações futuras. Sendo assim, no final da década de 70 a Vans já possuía mais de 70 lojas por toda Califórnia e já distribuía para fora do país.

O Sk8-Hi é apresentado em 1978 como o “Style #38”. Como o segundo modelo a utilizar a primeira marca reconhecível da Vans, na época batizada de “Jazz Stripe”, o Sk8-Hi levou a funcionalidade do mundo dos tênis de skate para um novo patamar, pois protegia os ossos (tornozelo) dos skatistas ao mesmo tempo que trazia um novo visual para os tênis de skate.

O modelo Slip-On ganhou atenção e apelo internacional quando apareceu nos pés de Jeff Spiccoli, personagem interpretado por Sean Penn no filme Fast Times at Ridgemont High.

Porém em 1987, a marca entra em um Chapter 11, processo que permite empresas em falência a se reorganizarem financeiramente por um determinado período de tempo, mesmo com as vendas boas a Vans acumulou uma enorme dívida.

O Júri aprovou o processo com a condição que Paul Van Doren voltasse a ser o presidente da marca. Paul disse aos funcionários que eles não teriam aumento pelos próximos 3 anos e que haveriam cortes em todos as áreas, menos na de qualidade.

Em 3 anos a Vans quitou sua dívida de 12 milhões de dólares e pagou todos os seus credores.

O Vans Steve Caballero, também conhecido como Full Cab, é apresentado em 1988. A marca também cria a linha Mountain Edition, com materiais resistentes as condições de tempo do Hemisfério Norte.

Em 1995 a marca patrocina a Warped Tour pela primeira vez. Após alguns anos a Vans comprou todas as ações da já rebatizada Vans Warped Tour, a série de festivais mais antiga em atividade nos EUA.

Com isso em 1996 Vans patrocina seu primeiro evento de skate e cria a maior série de eventos de action sports da história em 1997 com a compra da Triple Crown of Surfing. Em 2000, a Vans Triple Crown Series incluía eventos de BMX, skate, surf, wakeboard, snowboard, motocross freestyle e supercross.

A Vans abre a pista VANS SKATEPARK AT THE BLOCK, em Orange na Califórnia, em 1998 com mais de 5.000 metros quadrados de pistas indoor e outdoor. Sendo nomeada em 2000 pela Forbes como uma das "200 melhores companhias pequenas dos EUA".

A marca co-produz o documentário “Dogtown and Z-Boys", em 2001 dirigido por Stacy Peralta sobre as origens do skate e as personalidades que desenvolveram o esporte. O filme ganhou os prêmios de Escolha da Audiência e Melhor Diretor no festival Sundance.

A marca fecha contrato com grandes emissoras de esportes, como: NBC Sports e FOX Sports, para a transmissão do VANS TRIPLE CROWN SERIES.

O time da Vans faz sua primeira tour internacional com Pleased to Meet You Tour no ano de 2003, passando por 7 países na Europa e voltando para os EUA em uma sequência de 30 cidades.

Aproveitando o bom momento lançam a coleção Vault by Vans, oferecendo uma mistura entre os clássicos eternos da Vans com materiais e designers do mundo do fashion.

A Vans em 2004 cria o evento Vans Customs, no site, dando a chance para todos se tornarem designers de tênis criando versões personalizadas de Slip-Ons em diversas combinações, depois o Old Skool foi adicionado entre os modelos disponíveis para customização.

Em 2005 criam um evento tido como o “melhor campeonato de bowl da história”, Pro-tec Pool Party na lendária réplica da piscina Combi, na pista em Orange County, com o skaters Rune Glifberg, Chris Miller e Cara-Beth Burnside como vencedores.

Sendo assim a marca não perde a oportunidade e cria um novo conceito para os campeonatos de skate street com o Vans Downtown Showdown, realizado nos estúdios da Universal.

ANTHONY VAN ENGELEN

Já reconhecida como a líder no segmento footwear para action sports, a Vans lança em 2006 uma ampla coleção de vestuário para homens e mulheres. O Pro skater Anthony Van Engelen é o primeiro atleta a ser patrocinado pela então jovem Vans Apparel. Após o skatista Christian Hosoi se une ao time.

Rock and Roll Hall of Fame reconheceu em 2007 esforços e significância da Vans Warped Tour para a comunidade do punk rock e skate com uma exibição especial, narrando os 12 primeiros anos do festival.

Harry N. Abrams publica em 2009 “Vans: Off The Wall, stories of sole from Vans Originals” livro que reconta a história da marca com depoimentos de lendas dos action sports, artistas e músicos que ajudaram a moldar a cara da marca como um ícone da cultura californiana.

Em 2010 a Vans abre sua casa de eventos a "House of Vans", 326 escolas ao redor dos EUA participam do Vans Custom Culture, um campeonato de customização de tênis, com o prêmio de 10 mil dólares para a escola vencedora.

A marca no ano de 2011 lança o filme “Get-N Classic, Vol. 1”, primeiro longa estrelo por Gudauskas, Joel Tudor, John Florence e o time da Vans Surf.

Em novembro do mesmo ano, a Vans ultrapassa US$1 bilhão em vendas anuais pela primeira vez em sua história, como a primeira marca individual de skate no mundo a alcançar esse patamar.

O VANS TRIPLE CROWN OF SURFING celebra 30 anos como o maior evento de surf no ano de 2012.

Ainda em 2012 a marca apresenta a nova tecnologia de absorção de impacto Ultra Cush Lite na coleção de tênis LXVI, construído para garantir a mais absorção com menor peso. Lançam também a primeira sola-caixa vulcanizada a tecnologia WAFFLECUP™.

Em 2013 é lançada a collab com a banda Metallica. Cada membro da banda desenhou seus próprios modelos e colaboraram com os atletas da Vans Pat Moore, Steve Caballero, Nathan Fletcher e Tony Trujillo para uma série especial de vídeos na antiga OffTheWall.TV, definindo o que é fazer parte da família da Vans.

Ainda no mesmo ano o skatista profissional Chima Ferguson desenvolve o tênis Chima Pro, o primeiro tênis assinado para skate de um novo atleta da Vans em 6 anos.

O lançamento da campanha Living Off The Wall em 2014, apresentando documentaristas de diversos pontos do globo com filmes que personificam o espírito Vans Off The Wall. Em março do mesmo ano, a Vans abre uma pista com mais de 5.000 metros quadrados em Huntington Beach California. 1,000 pessoas presenciaram o dia de inauguração com sessões de skate com nomes como Geoff Rowley, Johnny Layton, Kyle Walker e Christian Hosoi.

A House of Vans London foi aberta em agosto, com 3.000 metros quadrados de arte, música e skate sob o mesmo teto, dentro de uma estação de trem desativada em Waterloo. 

Novamente a marca faz história no skate, em 2015 com o lançamento do muito esperado filme PROPELLER: A Vans Skateboarding Vídeo, o primeiro vídeo completo de skate da Vans. Esse momento garantiu uma enorme exposição internacional do Vans Pro Skate Team e ainda mais cobertura global da reconhecida tradição da Vans com o skate.

ATUALMENTE

O Skate se tornou extremamente popular, no Brasil possuímos diversos atletas conhecidos e em diversas modalidades diferentes do esporte, alguns nomes conhecidos: Sérgio Negrão, Bob Burninquist, Sandro Dias, Pedro Barros, Luan de Oliveira, Murilo Peres, Leticia Bufoni, Karen Jonz, Pamela Rosa e Rayssa Leal. Sendo alguns patrocinados pela marca como o Murilo Peres!

De inicio visto como um esporte totalmente masculino, a participação de mulheres foi difícil, Karen Jonz foi uma das pioneiras no Brasil, abrindo espaço para diversas jovens que sonham com o esporte, como Rayssa Leal a atleta mais jovem a representar o Brasil, conquistando a prata nas Olimpíadas em Tóquio.



OLIMPIADAS 2021

Falando em Olimpíadas de Tóquio, um nome que ficou bem popular foi da skatista Lore Bruggeman, além de ser incrível no skate (ficando em 11º lugar) a jovem belga "encantou" a todos com o seu estilo.

Com isso o número de pesquisas e conteúdos falando sobre ela e seu estilo encheram as redes sociais, e certamente nós não poderíamos ficar fora dessa também!


Camisas lisas ou estampadas, calças, moletom, camisetas, peças mais largas fazem parte do estilo da jovem skatista. Então selecionamos alguns produtos da marca Vans para você se inspirar!

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