Contamos tudo o que você precisa saber sobre elas e como se tornaram o must-have da temporada
Vamos falar de sapatilha? Considerado um verdadeiro coringa no guarda-roupa de qualquer pessoa, né? E a boa notícia é que alguns modelos que fizeram sucesso no passado estão de volta com tudo! Vamos conferir?
As sapatilhas como a gente conhece hoje, surgiram lá nos anos 50, ficando popular mesmo no mundo da moda em 1956. O primeiro par de sapatilhas foi criado por Rose Repetto, que criou o modelo Cendrillon (Cinderela, em português) a pedido do seu filho, que procurava um sapato confortável para usar depois das aulas de balé.
Logo, as sapatilhas se popularizaram entre as bailarinas e, aos poucos, começaram a fazer sucesso também fora das aulas de dança. Na década de 60, a atriz Brigitte Bardot encomendou o mesmo modelo para fazer parte do seu figurino no filme “E Deus Criou a Mulher”. A consolidação do item como ícone fashion veio com Audrey Hepburn no filme “Cinderela em Paris”, de 1957, quando a personagem principal eternizou o modelo.
Mas na década de 80 as sapatilhas foram perdendo espaço para os sapatos de salto alto e plataformas. Ficando um pouco esquecidas, sabe? Mas como tudo na moda é cíclico, as sapatilhas voltaram com tudo nos anos 2000 e agora estão de volta novamente! E não é à toa: além de confortáveis, elas são versáteis e combinam com praticamente qualquer look.
É isso mesmo, com o conforto em alta, as sapatilhas voltaram, apesar de nunca terem sumido completamente dos looks femininos, as sapatilhas ficaram de fora das principais tendências de moda nos últimos anos.
Porém, em 2023 foram classificadas como a It Piece do ano, ganhando forças quando a Miu Miu apresentou sua coleção de Out/Inv 2023 e surpreendeu na escolha de sapatilhas bailarina de cetim. Tudo ganhou ainda mais força com a ascensão da estética balletcore, baseada em uma tendência visual e também um estilo de vida inspirado em uma versão romantizada dos bailarinos clássicos.
Esse sapato sempre foi polêmico, mas ganhou força e visibilidade entre as fashionistas, pois começou a fazer parte do street style inserido no desfile da Balenciaga, por exemplo. Hoje as sapatilhas voltaram a fazer sucesso, por serem versáteis, práticas e confortáveis. Ao longo dos anos foram ganhando cores e modelos, fazendo muito sucesso nesse seu retorno nas trend.
Agora que você já conhece a história e como virou tendência, que tal conhecer os diferentes tipos de sapatilhas que existem por aí. Se você ainda não conhece, prepare-se pra se apaixonar!
A sapatilha de bico fino é super elegante e dá um toque mais sofisticado até pro look mais básico. Ela combina com praticamente tudo, desde um vestidinho básico até uma calça jeans descolada. E o melhor de tudo é que ela alonga as pernas, deixando a silhueta mais bonita.
Outra sapatilha que está bombando é a de amarração no tornozelo. Ela é super charmosa e dá um toque diferente ao look. Além disso, é super versátil e pode ser usada tanto no dia a dia quanto em ocasiões mais especiais, além de tudo com a amarração no tornozelo garante que ela não fique saindo do pé.
As sapatilhas de estampa animal print também estão de volta! E sabe o que é melhor? É aquele acessório que faz toda a diferença no look. Ela é super versátil e dá aquele toque de ousadia e estilo que a gente adora. A sapatilha de animal print é mega fácil de combinar, pode ser usada com roupas neutras ou então combinar com outras estampas e criar uma produção super descolada.
Então se você ainda não se rendeu ao conforto das sapatilhas, tá esperando o quê? Corre já pra garantir a sua e arrasar no estilo em 2023!