HOJE É 28 DE JUNHO

28 Jun

Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.

Durante todo o mês de junho comemora-se o Mês do Orgulho LGBTQIA+. O dia específico da comemoração é 28 de junho, a data faz referência à Revolta de Stonewall em 1969, um marco na luta pelos direitos da comunidade LGBTQIA+.

Para entender melhor sobre a revolta, a importância desse mês e a história da luta LGBTQIA+, você pode acessar nosso conteúdo completo abaixo. 

Mas agora que entendemos a importância dessa data e todo contexto histórico por trás, como podemos ajudar?

ONGs E REDES DE APOIO

O Brasil, mesmo possuindo diversas instituições, continua sendo um dos países mais perigosos para a comunidade LGBTQIA+. Apesar dos direitos conquistados através dos anos, apesar da homofobia e transfobia serem crime, os números e dados assustam. Então, todo apoio pode ajudar e impactar muitas vidas.


Mas como ajudar? Existem meios de fazer doações e apoiar instituições que fornecem abrigo, apoio médico e psicológico e cursos de capacitação para a comunidade LGBTQIA+. Além disso, há a opção de disponibilizar seu tempo para a comunidade, através de volutariado.

Pensando nisso separamos 4 instituições para você conhecer e até mesmo apoiador! Confira:

CASA 1 - SÃO PAULO / SP

"A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo, que concentra seu trabalho em três frentes de atuação: a república de acolhida para pessoas LGBT+ expulsas de casa por suas orientações afetivas sexuais e identidades de gênero; o Galpão Casa 1, centro cultural que conta com atividades culturais e educativas; e a Clínica Social Casa 1, que realiza atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos pontuais e terapias complementares. No total, aproximadamente 3.500 pessoas são atendidas mensalmente, em variados projetos."


Fonte: Site Casa 1

CASA NEM - RIO DE JANEIRO / RJ

"É aqui que a comunidade transgênero encontra abrigo, apoio e até uma nova família para chamar de nossa. É importante ressaltar o quanto lugares como esta casa, gerida exclusivamente por pessoas trans, ajudam a recuperar a autoestima de quem é constantemente alvo de preconceito e rejeição, principalmente pessoas queer, algumas vezes expulsas de casa logo à medida que revelam sua identidade de gênero. A CasaNem é onde cada um dos nossos direitos pode ser garantido e onde muitas pessoas encontram motivos para seguir em frente com um sorriso no rosto. É onde a liberdade de ser o que se quer é respeitada, admirada e aplaudida."

"Oferecemos atividades com foco em autonomia e cultura como o PreparaNem, curso de vestibular que começou em 2015 e agora alcança novos horizontes no Brasil. KuzinhaNem, projeto que promove a formação de auxiliares de cozinha para mulheres e homens transexuais, conta com alunos formados no curso Cozinha e Voz, idealizado por Paola Carosella. Outro projeto é o CosturaNem, um curso de costura e corte que prepara os acolhidos por nós para a confecção de peças exclusivas da CasaNem. As iniciativas fazem parte de uma estratégia mais ampla de promover oportunidades para que todos tenham acesso ao trabalho, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade."


Fonte: CasaNem

GRUPO DIGNIDADE - CURITIBA / PR

"O Grupo Dignidade é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos. Foi fundado em 1992 em Curitiba, sendo pioneiro no Paraná por ser o primeiro grupo organizado no estado a atuar na área da promoção da cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, intersexuais (LGBTI+)."

"Em seu primeiro estatuto constava entre as finalidades “promover a organização dos grupos homossexuais do Brasil em uma Confederação”. Desde o início, foi atuante neste sentido e, junto com outros grupos da época, ficou à frente do processo de formação de entidades LGBTI+ locais e nacionais, como a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) em 1995 e a rede que passaria a ser a Aliança Nacional LGBTI+ em 2009.

Foi a primeira organização LGBTI+ no Brasil a receber o título de Utilidade Pública Federal, por decreto presidencial em 05 de maio de 1997, e sua atuação sempre ocorreu tanto no nível local como no âmbito nacional."


Fonte: Site Grupo Dignidade

IGUALDADE RS - PORTO ALEGRE / RS

"Somos uma ONG sem fins lucrativos que desde 1999 luta pela promoção e proteção dos direitos humanos da comunidade trans no Rio Grande do Sul e região de Porto Alegre. Vem com a gente!

A ONG Igualdade RS atende travestis e transexuais e presta orientação jurídica e psicológica, na pandemia sentiu a necessidade de ajudar também com a distribuição de cestas básicas. Todo mês é um grande esforço para dar continuidade para esse trabalho."


Fonte: Instagram Igualdade RS

A luta em prol da comunidade LGBTQIA+ é de extrema importância para a sociedade. O mês da visibilidade pela causa é junho, porém seu apoio é válido e necessário todos os dias do ano. Pelo direito de amar e de ser quem somos de verdade.  

Analista de Marketing com foco em Conteúdo. Apaixonada por moda, comportamento e história! Uma pisciana viciada em gatos, cristais e esoterismo.


você também vai gostar