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LENNY NIEMEYER: UM LIFESTYLE CARIOCA

03 Fev

Conheça mais um pouco desta marca referência em beachwear, com o estilo carioca marcante.

Que Lenny é referência em moda praia e pós todos sabem, com um estilo marcante e estampas diferenciadas traz o toque carioca para diversas praias brasileiras e até mesmo fora do país. Como uma marca nacional autentica, Lenny Niemeyer pode nos mostrar que moda praia é muito mais que um simples biquíni ou maiô, e sim peças de estilo e personalidade para se ter no closet. 

A MARCA

O início da trajetória de Lenny Niemeyer na moda foi em 1979, produzindo peças para grandes grifes. Decidida a abrir sua marca em 1991 abriu a primeira loja em Ipanema, no Rio. O estilo de vida carioca é uma das características das suas peças, que produz biquínis, maiôs, moda pós-praia, bolsas e acessórios. 

Lenny atualmente possui 20 lojas espalhadas pelo Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Vitória, Curitiba, Trancoso, Salvador e Brasília. A marca também exporta seus produtos para diversos países. 

A moda praia brasileira é representada nas semanas de moda há mais de 25 anos, seus desfiles normalmente são os mais requisitados e desejados da temporada de Verão, destacando-se pela presença de modelos como Giselle Bündchen, Naomi Campbell, Isabelli Fontana e Izabel Goulart. Um dos desfiles icônicos foi a beira da Lagoa Rodrigo de Freitas quando a marca completava 20 anos. 

Lenny Niemeyer é reconhecida como anfitriã da cidade e coleciona premiações ao longo dos anos, Melhor Estilista do Ano de 2012, Prêmio Mulheres Mais Influentes, entre outros. 

A editora francesa Flammarion convidou Lenny para assinar um livro sobre Casas Brasileiras, titulado Inside Rio, assim como a jornalista Marcia Disitzer escreveu suas dicas e receitas no livro “A Arte de Receber”.  

Uma de suas grandes conquistas foi assinar o projeto dos uniformes da Comissão Olímpica Brasileira, nas cerimônias de abertura e encerramento. “Uma honra fazer parte da história do nosso país e um grande desafio vencido. ” Assim como ela, outros renomados estilistas assinaram os uniformes de suas pátrias, como Stella McCartney na Inglaterra, Giorgio Armani na Itália e Ralph Lauren nos USA. 

PROCESSO CRIATIVO

Desenhista industrial formada, Maria Helena, mais conhecida como Lenny, trabalhou em um escritório de arquitetura, mais especificamente paisagismo, o que fez total diferença no seu senso estético. Acabou fornecendo por anos biquinis para grandes grifes e percebeu que as estampas eram sempre as mesmas, concha, cavalo-marinho, entre outros. 

Isso levantou uma dúvida: "Por que as estampas de tecidos não poderiam ser usadas em biquínis?". Com isto começaram os testes e a partir daí a estilista iniciou pesquisas em diversos outros desenhos, até mesmo usando peças de roupas. Inovou nos tecidos usando seda, musseline, o que levantou dúvidas de muitas pessoas.  

Uma coisa que sempre fica clara em suas entrevistas é que Lenny evita seguir tendências e, quando segue, busca sempre manter o DNA da marca o mais forte possível. Prefere se aventurar no universo das cores e estampas: não tem quem olhe as peças de Lenny e não reconheça. 

O processo é pensado em cada detalhe, dos acessórios às peças pós praia. Assim como as modelagens, fazendo a parte inferior do biquíni mais ampla para cobrir o bumbum e os maiôs com cintura, pois eram mais retos e largos.  

O lifestyle carioca é característica marcante da Lenny Niemeyer o que a inspirou desde o início, aposta em texturas que convidam ao toque e modelagens com curvas orgânicas. A botânica (floral) também é uma inspiração e está sempre presente nas coleções e criações da marca.  

Peças atemporais marcam todas suas coleções, tecidos naturais e leves como a seda, que tornam a marca um ícone em moda praia. 

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