Magazzine

DICAS PARA COLOCAR O CORPO EM MOVIMENTO

15 Set

Como inserir exercícios físicos na rotina de forma simples e fácil e ter mais saúde, disposição e qualidade de vida.

Só se falou sobre Olimpíadas nos últimos dois meses e, agora, das Paralimpíadas, que acabam no próximo dia 5. O tema ganhou o foco das conversas e dominou as redes sociais e nos vimos torcendo, comentando e também tentando entender as regras de cada modalidade. E não é que assistindo todos aqueles atletas deu uma vontade extra de praticar exercícios? Saiba que há evidências científicas de que o evento contribui positivamente para nossa percepção sobre atividade física e esporte. É o que mostra uma pesquisa da revista The Lancet. Segundo o estudo, os Jogos Olímpicos impulsionam a procura e o interesse por exercícios.

Para além do legado do evento, mexer o corpo traz inúmeros benefícios para nossa saúde física e mental e é fundamental para prevenir e controlar doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer, além de reduzir o risco de desenvolver depressão e ansiedade. O assunto é sério e a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que um a cada quatro adultos não praticam atividade física suficiente - quadro que foi agravado pela pandemia de Covid-19, já que as pessoas precisaram passar mais tempo em casa para evitar o contágio do vírus, tornando-se assim menos ativas. 


Pensando nisso, reunimos algumas dicas para você colocar o corpo em movimento já. E nada de projeto verão! Ter mais saúde, disposição e bem-estar é uma escolha para a vida! Então, separe seu melhor look fitness, pegue uma garrafa de água e acompanhe!

30 MINUTOS DE EXERCÍCIOS DIÁRIOS SÃO SUFICIENTES

De acordo com a última atualização das diretrizes sobre atividade física e comportamento sedentário da OMS, lançada no final de 2020, a recomendação é de pelo menos 150 a 300 minutos de exercícios aeróbicos moderados a vigorosos por semana para adultos. O que significa que você precisa, em média, de 30 minutos todos os dias para manter seu corpo saudável e ativo. Dá super para encaixar meia hora na agenda, não é mesmo? 

ESTABELEÇA METAS POSSÍVEIS

Mesmo que seu objetivo seja perder peso e/ou ter ganhos estéticos, o ideal é que você inicie o processo com metas que consiga cumprir e que se encaixem no seu dia a dia - a fórmula dos 30 minutos, por exemplo, é uma ótima pedida. Isso ajuda a manter a motivação e, principalmente, a disciplina. E o mais importante: comece! Com o tempo, você vai percebendo os benefícios e não vai mais querer parar! Lembre-se também de procurar por profissionais que possam lhe orientar caso nunca tenha praticado, esteja parado há muitos meses ou possua algum tipo de lesão, restrição ou doença.

MARQUE NA AGENDA E SE COMPROMETA

Já ouviu falar que motivação é diferente de disciplina? A primeira lhe dá o impulso para começar, a segunda faz você cumprir o plano e obter resultados. Não adianta, para alcançar um objetivo, é necessário comprometimento e praticar exercícios deve ser um compromisso que você fixa na agenda, igual uma call de trabalho. Afinal, colocar-se como prioridade é uma forma de autocuidado! 

CORPO DE VERÃO É O SEU

Para além da saúde, a gente sabe que muitas vezes buscamos fazer exercícios ou algum esporte porque gostaríamos de ter um corpo mais magro ou mais definido. E não tem nada de errado nisso! Só precisamos ajustar as expectativas e, principalmente, não devemos nos comparar com os outros. Cada corpo é único e, se for para competir, que seja consigo mesmo. Procure por referências reais para se inspirar e tenha empatia pelo próprio processo. Você já tem um corpo de verão - e de qualquer estação, ok? 

HORA DE PRATICAR

Para quem precisa de dicas para começar a se exercitar, selecionamos algumas ideias que permitem você se mexer no conforto de casa, através do celular ou computador, a qualquer hora e a custo zero ou baixo. Tem para todos os gostos, confira!

Boate Class: aulas de dança de diferentes estilos, do pop ao funk, comandadas pela professora Isa Zendron. Com duração de uma hora a uma hora e meia, são totalmente virtuais, em datas específicas e podem ser adquiridas no site oficial por a partir de R$ 20. Para se mexer se divertindo! 

Yoga Sem Exagero: a Larissa Heldt oferece aulas de yoga à distância, em turmas ou individual, e ainda disponibiliza algumas práticas no seu canal no YouTube. 

Blogilates: criado pela instrutora de Pilates norte-americana Cassey Ho, é um canal no YouTube e um aplicativo com diversos treinos gratuitos e desafios. Há diferentes opções de aulas por modalidades ou grupo muscular. Disponível em inglês. 

POPSUGAR Fitness: canal no YouTube com uma enorme variedade de treinos, de cardio a yoga. As aulas, em inglês, têm duração e intensidade diversas e, em sua maioria, não precisam de equipamentos. 

E nada melhor que um look novo para dar aquela vontade extra de praticar! Separamos alguns itens para você se exercitar com muito estilo!

ENCONTRE O LOOK

ENCONTRE O LOOK

ENCONTRE O LOOK

ENCONTRE O LOOK


você também vai gostar