Magazzine

7 MITOS E VERDADES SOBRE CUIDADOS COM A PELE

19 Jul

Esclarecemos algumas das principais dúvidas de skincare.

Nunca se falou tanto sobre cuidados com a pele. O movimento, que teve seu boom durante a pandemia de Covid-19, transformou a rotina de skincare em momento de autocuidado e todo mundo agora quer usar uma máscara, testar um novo sérum ou encontrar o protetor solar perfeito. Mas em meio a tantas informações, é normal ficar perdido. Por isso, fomos atrás das principais dúvidas quando o assunto é cuidados com a pele e desvendamos alguns mitos sobre o tema. Confira!

CUIDAR DA PELE SÓ DEPOIS DOS 30 ANOS, ANTES NÃO PRECISA

Mito! Quanto antes você iniciar uma rotina de skincare, melhor. Isso não significa que, se você ainda não cuida da pele, tudo está perdido. O importante é começar. E, para isso, pode ser pelo básico: limpeza, hidratação e proteção solar, passos essenciais em qualquer rotina. E lembre-se de sempre consultar um (a) dermatologista. Só um profissional vai poder avaliar a sua pele e dizer o que ela precisa e ainda identificar alguma doença ou condição especial que mereça atenção. 

NÃO É NECESSÁRIO USAR PROTETOR SOLAR SEMPRE, SÓ QUANDO TEM SOL OU VOU PARA A PRAIA

Mito! O protetor solar deve ser aplicado todos os dias e é uma das etapas mais importantes da rotina de skincare. Seu uso correto e desde cedo faz do fotoprotetor o produto mais eficiente contra os sinais do envelhecimento. Isso porque a radiação ultravioleta (UV) tem efeito cumulativo e os raios solares podem causar diversas alterações na pele, de manchas a pintas e ainda diferentes cânceres. 


De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o filtro deve ter fator de proteção solar (FPS) 30 ou maior e ser reaplicado a cada duas horas, se houver muita transpiração ou exposição solar prolongada. É importante lembrar que a quantidade ideal recomendada pelo órgão é de uma colher de chá para rosto e pescoço e que é fundamental passar de maneira uniforme, cobrindo bem todas as áreas. 

Portanto, sim, o protetor é indispensável todos os dias, mesmo quando estiver nublado, chovendo ou durante o inverno.: é mito também que pele negra não precisa de proteção solar, ok?

ROTINA DE SKINCARE BOA É ROTINA LONGA, COM VÁRIOS PRODUTOS

Mito! Você não precisa de diversos produtos para cuidar da pele. O básico - limpeza, hidratação e proteção solar - é o que sua pele necessita para ficar saudável. Os demais itens vêm para complementar a rotina, como máscaras, tônicos, esfoliantes, tratamentos com ácidos e muito mais.

Inclusive, a tendência agora é uma rotina enxuta e multifuncional, sabia? Chamada de skinimalism, a trend fala sobre simplificar o dia a dia e ainda reduzir o consumo, da quantidade de embalagens aos gastos. O resultado é um skincare prático, eficiente, consciente e acessível. Que tal? 

PELE OLEOSA NÃO PRECISA DE HIDRATAÇÃO

Mito! Apesar da maior produção de sebo, a pele oleosa não dispensa o uso de hidratante. Esse tipo de pele também pode ficar desidratada, que é quando falta água e, consequentemente, a derme fica sem viço. Hidratar é importante para manter a barreira cutânea protegida, íntegra e mais resistente às agressões externas como os raios solares, o frio e a poluição - e isso vale para todas as peles, principalmente, as sensíveis. A dica é optar por produtos em sérum e gel, que são leves e mais confortáveis de usar, além de possuírem absorção rápida. Procure também por versões oil free, com toque seco e efeito mate que vão ajudar a reduzir o brilho excessivo. 

LAVAR O ROSTO VÁRIAS VEZES AO DIA AJUDA A CONTROLAR A OLEOSIDADE

Mito! O que auxilia no controle do sebo é o uso de produtos e ativos específicos para pele oleosa. Lavar o rosto em excesso, além de deixar a barreira cutânea desprotegida, pode causar o chamado efeito rebote, que é quando a pele produz ainda mais óleo de forma compensatória para evitar o ressecamento. O ideal é lavar o rosto duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. 

PRODUTO DE TRATAMENTO BOM É PRODUTO FORTE

Depende. Nem sempre itens com altas concentrações de um ativo são benéficos para sua pele. Isso porque cada pele possui um nível de tolerância. Por exemplo, a Niacinamida é um ingrediente que ajuda a aumentar a resistência da pele e a reduzir a irritação e vermelhidão, além de controlar o sebo e clarear manchas. Mas um produto com Niacinamida a 10% é diferente de um com concentração de 4%, certo?  

A versão mais potente pode ser interessante para algumas pessoas e, em outras, acabar sensibilizando a pele. Nesse caso, o uso do ativo a 4% talvez traga resultados melhores e sem causar irritação. Por isso, sempre siga as orientações do seu médico antes de inserir qualquer novidade na rotina e também observe como sua pele reage.

ALIMENTAÇÃO INFLUENCIA NA PELE

Verdade! Uma dieta saudável tem um impacto muito positivo na saúde da pele. Ingerir em excesso doces, alimentos gordurosos e derivados de leite induz à produção de sebo, favorecendo o surgimento de espinhas e cravos. Além disso, carboidratos de alto índice glicêmico causam a elevação dos níveis de açúcar no sangue e contribuem, inclusive, para o envelhecimento precoce da pele. Ou seja, fuja da junk food e busque fazer escolhas conscientes à mesa. 

Selecionamos alguns produtos que você encontra aqui no ZZ MALL para você cuidar direitinho da pele!

ENCONTRE O LOOK

ENCONTRE O LOOK


você também vai gostar