Magazzine

TOMO KOIZUMI: MODA, DRAMA E SONHOS

07 Jun

Conheça o fabuloso universo do designer que caiu nas graças de celebridades como Sabrina Sato.

Tomo Koizumi é a prova de que a soma de diversas referências tem como resultado um designer incrível.

Nascido no Japão e formado em Artes plásticas, Tomo descobriu sua paixão pela moda ao se deparar com o trabalho de John Galliano, na Dior, quando tinha apenas 14 anos. De lá pra cá, se tornou um dos estilistas mais promissores da sua geração e encanta o mundo com seus trabalhos cheios de drama e sonhos. Bora conhecer esse designer incrível?

QUEM É TOMO KOIZUMI?


Durante muito tempo, a moda foi considerada apenas um hobby na vida universitária de Tomo. Entre uma cadeira e outra na faculdade, ele encontrava um tempo para criar algumas produções. As coisas começaram a mudar, de verdade, quando uma amiga postou uma foto no Instagram usando o seu look. A tal foto chegou nas mãos de um proprietário de multimarcas de Tóquio que, encantado pelo trabalho, quis as peças do estilista nas suas lojas. Foi assim que a marca Tomo Koizumi surgiu. Além de criar looks para essa empresa, ele também trabalhou como figurinista e stylist.


Sua virada definitiva aconteceu, mais uma vez, graças ao Instagram. Katie Grand, na época, editoria-chefe da revista LOVE, esbarrou no trabalho de Tomo por um acaso - ou pelo destino, mesmo. Foi naquele dia que o estilista recebeu, por direct, um convite que mudaria a sua carreira para sempre: “Vamos fazer um desfile?”. Em pouco tempo, a dupla organizou tudo e, no inverno de 2019, Koizumi fez sua estreia na semana de moda de Nova York.


Foto: Matthew Sperzel/WWD



Logo em seu primeiro trabalho, foi parar na lista dos 500 nomes mais influentes da moda pelo Business of Fashion. A partir daí, conquistou o coração de diversas celebridades como: Miley Cyrus, Katy Perry, Millie Bobby Brown e, aqui no Brasil, a musa Sabrina Sato. No ano passado, foi finalista do Prêmio LVMH e, hoje, acompanhamos de perto cada uma das suas criações.

Em seu processo, organza é definitivamente o material mais usado. Cada peça pode levar mais de 200 metros de organza japonesa que ajudam a criar looks visualmente leves e divertidos, ainda que bem dramáticos. Tomo é apaixonado por tudo que é diferente e busca suas referências em locais que vão muito além do universo fashion. Sua cultura e elementos dela, como o Origami, estão sempre presentes em seu moodboard. Já o seu histórico como figurinista contribui para a construção de looks teatrais que contam uma história. História essa que, hoje, está exposta nas salas do Iberê Camargo.

A EXPOSIÇÃO

Essa não é a primeira vez que seu trabalho é visto em um museu. Uma de suas criações faz parte da coleção permanente do Metropolitam Museum de Nova York. No Brasil, sua exposição intitulada "O fabuloso universo de Tomo Koizumi” reune dez criações desfiladas pelo estilista, além de três looks criados exclusivamente para os brasileiros. O designer promete uma imersão total no seu universo e mostra o quão importante é encontrar seu próprio caminho dentro do mercado da moda.

O encanto pela cultura pop fica claro logo na entrada através do seu moodboard que conta com várias celebridades e referências atuais. Ele define suas clientes como mulheres que têm a sua própria estética, uma mente independente e muita atitude. Já o seu talento com a construção dos tecidos é visto nas peças feitas com seda franzida, as quais destacam todo o seu controle em relação ao uso de cores e volumes.

Modelos desenvolvidos exclusivamente para a sua exposição no Brasil

As criações desenvolvidas exclusivamente para o nosso país tiveram o carnaval como principal referência. O mestre do escapismo busca representar a maior festa do nosso país em criações mega coloridas, combinadas ao design de um obi, elemento do quimono japonês.

Para o futuro, Tomo promete mostrar ao mundo que a moda nem sempre precisa ser apenas comercial. Ele quer servir de inspiração para novos designers, mostrando que a criatividade e autenticidade são as chaves para o sucesso.

Você pode conferir a exposição "O FABULOSO UNIVERSO DE TOMO KOIZUMI” no museu Iberê Camargo em Porto Alegre, até o dia 04 de julho. As visitações estão acontecendo sob agendamento de sexta a domingo, das 14h às 18h.


você também vai gostar