Magazzine

OS ANOS 2000 ESTÃO DE VOLTA

30 Ago

Conheça as tendências Y2K que estão dominando as redes sociais e até as passarelas.

Talvez você se lembre disso (senão, você provavelmente era muito novo na época). Início dos anos 2000, Britney Spears estava no topo junto com outras artistas como Destiny's Child, Christina Aguilera, Missy Elliot e Avril Lavigne. As celebridades incluíam estrelas da Disney, Paris Hilton e casais como Jennifer Lopez e Ben Affleck (que, inclusive, assumiram o romance de novo recentemente). Na televisão, a MTV era o canal favorito dos adolescentes, com seus videoclipes, vjs e reality shows, além de séries como The O.C. e filmes como “Meninas Malvadas” e “Legalmente Loira”. Conseguiu se teletransportar para o período?

tendência Y2K (do inglês, “year two thousand”, ou “anos 2000” em tradução livre) mostra que a moda da época está voltando com força total! O boom teve início com a geração Z no TikTok, que começou a usar lenços de seda como tops, transformando a #y2k em uma das hashtags mais populares na rede social, com mais de 2,8 bilhões de visualizações até o momento. Depois, as trends foram parar nas passarelas de marcas como Blumarine e Celine e ainda ganharam coro nas ruas com Rihanna, Dua Lipa, Bella Hadid e Olivia Rodrigo. 

A estética over, sexy e até meio cafona incluía baby looks, calças de cintura baixíssima, abrigos de veludo da Juicy Couture, bolsas Louis Vuitton, bonés Von Dutch, muitos brilhos, strass e etc, além de claro, o celular Motorola V3, o acessório mais desejado da época! Também trazia referências futuristas, já que o mais se falava era o tal bug do milênio - ou bug Y2K (daí também o nome da trend), um medo de que os computadores não entendessem a mudança do ano 1999 para 2000 e causassem uma pane geral em sistemas e serviços.

Reunimos as principais tendências Y2K para você se encher de nostalgia e se inspirar criando looks com o outfit do momento! Confira!

CAMISETA BABY LOOK

Uma das trends mais fortes dos anos 2000, as camisetas baby look são mais ajustadas e geralmente deixam o umbigo de fora - opondo-se à silhueta mais soltinha e característica da década passada. Vêm estampadas com personagens fofinhos, logotipos e até com aplicações de strass. Algumas das marcas hit da época eram a Fiorucci, Juicy Couture e Ed Hardy. 

ENCONTRE O LOOK

SAIA PLISSADA

Apesar de ser uma peça clássica dos anos 1990, a saia plissada (ou colegial ou tenista) foi revisitada nos 2000 graças às protagonistas de “Meninas Malvadas” e até das bonecas Bratz. Agora, a minissaia virou de novo item de desejo, fazendo sucesso com as tiktokers e compondo os looks de Dua Lipa, Bella Hadid e Olivia Rodrigo. A cantora pop de 18 anos, inclusive, é conhecida pelo figurino e trabalho cheio de referências Y2K. 

ENCONTRE O LOOK

ROUPAS ESPORTIVAS EM VELUDO

O abrigo de veludo é mais a cara do look do início dos anos 2000 impossível - e graças a Kim Kardashian e Paris Hilton. A dupla era vista sempre com conjuntos da Juicy Couture (e juntas, já que Kim era assistente da socialite). O sucesso foi tanto que em 2020 Kim lançou agasalhos pela sua marca SKIMS e as amigas recriaram uma de suas fotos mais famosas com os looks Y2K para a campanha. Outras estrelas conhecidas pelos abrigos comfy eram Britney Spears e J.Lo, transformando as peças de veludo em quase um uniforme das celebs em Los Angeles, além das botas Ugg, quem lembra? 

ENCONTRE O LOOK

CINTURA BAIXA

Uma das trends mais polêmicas, a cintura baixíssima provavelmente não deixou saudade em (quase) ninguém. Para além da moda e do gosto pessoal, a tendência também é relacionada à gordofobia e aos distúrbios alimentares que marcaram a época através de celebridades como Paris Hilton e Nicole Richie. O tema não era novo, mas acabou sendo impulsionado pela crescente popularização da internet (e dos fóruns) no período - e muito se vem falando sobre um possível retorno dessa questão. Nas prateleiras de 2021, os modelos de cintura baixa parecem voltar atualizados: apenas um pouco abaixo do umbigo e não tão low. Será que a trend pega?

ENCONTRE O LOOK

METALIZADOS E BRILHOS

Os anos 2000 foram marcados pela popularização da internet, pelo surgimento dos primeiros dispositivos da Apple, o iPod e o iPhone, e ainda pelo sucesso da trilogia de ficção científica Matrix. Todas essas referências futuristas e tecnológicas se refletiram na moda com a tendência dos metalizados, sendo o prateado o grande sucesso. Os brilhos também apareciam em tudo! O vestido icônico usado por Paris Hilton foi revisitado recentemente por Kendall Jenner.

ENCONTRE O LOOK

TOTAL JEANS

O outfit mais icônico da trend foi protagonizado por Justin Timberlake e Britney Spears em 2001, no tapete vermelho do American Music Awards. Os dois, que eram namorados na época, apareceram com looks combinando totalmente em jeans - e são referência até hoje. A tendência segue forte e surge tanto em conjuntos como em peças únicas, a exemplo do macacão.

ENCONTRE O LOOK

TOPS

Os tops (de senso estético duvidoso) estavam por tudo nos anos 2000 - até no tapete vermelho. Quem lembra do top icônico em formato de borboleta e cheio de brilhos da cantora Mariah Carey? As versões que deixavam o umbigo e as costas de fora eram as favoritas e usadas sempre com jeans de cintura baixa. Já os tie front tops também parecem estar voltando - e causando polêmica! O modelo se parece com um cardigã e tem fechamento frontal mínimo.

ENCONTRE O LOOK

BOLSA BAGUETTE, BUCKET HATS E BANDANAS

Entre os acessórios, a it bag das it bags: a bolsa baguete, um verdadeiro símbolo da estética Y2K e que se tornou conhecida graças à personagem Carrie Bradshaw de Sex And The City. Os modelos da Fendi eram os mais desejados - e seguem até hoje. Outro item são os lenços ou bandanas pendurados na cabeça e usados também como tops. E, claro, os buckets hats, outra herança da moda da década de 1990, que permaneceu forte nos anos 2000 e é hit na atualidade.

ENCONTRE O LOOK

FIO DENTAL APARENTE

Essa marcou época e não poderia ser mais polêmica: a whale tail (do inglês, “cauda de baleia”) ou em bom português, calcinha fio dental aparente. O visual consistia em deixar a lingerie visível - o que não era muito difícil graças à cintura baixa das roupas, convenhamos - e melhor ainda se ela fosse cheia de cristais ou strass formando até palavras. Por aqui, a trend era vista nos looks de funkeiras e, lá fora, em estrelas pop como Christina Aguilera. Mais recentemente, Hailey Bieber ressuscitou a whale tail no Met Gala em um vestido rosa Alexander Wang com um fio dental que trazia o sobrenome do estilista coberto de cristais. Só para as ousadas Y2K! 

INSPIRE-SE!


você também vai gostar