Magazzine

O RETORNO DA ESTÉTICA ANOS 1970

Saiba em quais peças apostar para aderir à aesthetic do momento - e que vem direto do túnel do tempo!

Os anos 1970 estão de volta! Brilhos, metalizados, paetês, estampas, plataformas e uma boa dose de diversão e auto expressão. Que a moda é cíclica, todo mundo sabe. Mas esse retorno também vai de encontro com uma busca por otimismo em tempos atípicos e um certo renascimento da vida social no pós-pandemia. A década de 1970 ficou marcada pelo movimento hippie, pela era disco, pelo punk e ainda pelo impacto econômico mundial devido à crise do petróleo e uma ditadura militar em curso no Brasil. Todo esse contexto também foi refletido na moda.

A estética veio com tudo e pudemos ver seu boom tanto nas redes sociais quanto na música. Lá fora, Dua Lipa e Miley Cyrus levaram as referências disco para o pop e aqui Marina Sena vem apostando em figurinos cheios de brilhos e shapes característicos 70’s. Até o icônico grupo sueco ABBA, que embalou a época com seus hinos dançantes, anunciou o retorno aos palcos com hologramas em 2022. Reunimos algumas das principais tendências para você aderir à aesthetic que promete bombar agora na temporada de verão e também no próximo ano. Confira!


ERA DISCO

A estética disco, com todo seu brilho, maximalismo e mood dançante, é uma das mais marcantes do período. Remete diretamente às discotecas, globos espelhados, cores, paetês e franjas e nos teletransporta para o som de ícones da época como ABBA, Donna Summer e David Bowie. Além da moda, a música pop também vem revisitando a era disco com Dua Lipa e seu álbum “Future Nostalgia” e ainda Miley Cyrus e seu “Plastic Hearts”, cheios de referências à época. Dua, inclusive, foi convidada para abrir e fechar o desfile de verão 2022 da Versace, repleto de looks na vibe 70’s, que também apareceram nas passarelas de marcas como Dolce & Gabbana e Fendi em Milão.

O fato é que o visual glam está super em alta e deve dominar as produções das festas e dos dias quentes de verão! Paetês, lurex, metalizados coloridos e muito mais, pode apostar - e brilhar sem medo!


ENCONTRE O LOOK

ENCONTRE O LOOK

CALÇA PANTALONA, WIDE LEG E FLARE

Se tem uma peça que protagonizou os looks este ano e promete continuar em alta é a wide leg. A pantalona, que tem o shape mais solto e pernas mais amplas, é o verdadeiro clássico dos anos 1970, junto ainda da flare, conhecida como “boca de sino” e mais ajustada em cima. Todas possuem modelagens parecidas (não iguais) e vão compor o visual trendy da década perfeitamente.


ENCONTRE O LOOK

ENCONTRE O LOOK

TOP DE TRICÔ E CROCHÊ

Que os tops e os croppeds estão dominando os looks por aí você já deve ter visto, certo? As versões em tricô e crochê são ainda mais a cara da época e trazem uma pegada artesanal ao visual - que já foi tendência nas estações mais frias com os coletes feitos à mão, lembram? Para compor o look total 70’s atualizado, combine o top com pantalona jeans e plataforma - e até um lenço na cabeça se curtir!


ENCONTRE O LOOK

ENCONTRE O LOOK

ESTAMPAS PSICODÉLICAS E FLORAIS

As mil padronagens cheias de cores e formas geométricas também são a cara dos anos 1970 e estampavam, inclusive, a decoração da época - quem lembra da estética over dos interiores? Os padrões florais trazem o romantismo e a inspiração hippie de volta, já as estampas psicodélicas resgatam a diversão na auto expressão.

ENCONTRE O LOOK

ENCONTRE O LOOK

PLATAFORMAS

Assim como as pantalonas, as plataformas já vinham aparecendo por aí em tamancos e sandálias - muito pelo revival dos anos 2000 ou y2k que foi forte este ano. Mas este tipo de sapato robusto e de visual pesado também é característico da década de 1970 e mais uma das grandes apostas!


ENCONTRE O LOOK

ENCONTRE O LOOK

LENÇOS

Os lenços estampados na cabeça, principalmente os de seda, e muitas vezes combinados a óculos de sol bem grandões, também são uma referência forte da época graças ao movimento hippie. Além de virem amarrados na cabeça, tem quem prefira transformar o acessório em um top frente única.

ENCONTRE O LOOK

ENCONTRE O LOOK


você também vai gostar