Magazzine

AVANT BASIC: CONHEÇA A ESTÉTICA QUE É TREND ABSOLUTA

15 Jul

Descubra o universo lúdico, colorido e maximalista do estilo que está dominando as redes sociais

Talvez você já tenha se deparado por aí com estampas psicodélicas e florais, tricôs divertidos e uma profusão de cores em uma mistura over e até fofa. O avant basic é a mais nova tendência da moda e tem lotado os feeds do Instagram e do TikTok com sua estética lúdica e inspirada em décadas passadas. Ancorado na geração Z, o avant basic traduz o estilo desses nativos digitais e também expressa a busca por uma moda fresh, leve e alegre em um mundo pós-pandemia. Saiba de onde veio esse termo e como inserir a estética nos seus looks e até na decoração da sua casa!

O QUE É AVANT BASIC?

O termo foi cunhado pela consultora, escritora e criativa britânica Emma Hope Allwood em um tweet, junto de um print screen do feed da marca americana Lisa Says Gah, que traduz perfeitamente a estética kitsch e maximalista do avant basic. A tendência, que aparece tanto na moda como na decoração e ainda reflete no comportamento, é cheia de referências dos anos 1960 e 1970, do movimento hippie, da psicodelia e da moda disco, tudo misturado a um espírito alegre, divertido, despreocupado e quase escapista.

Surge em cores vibrantes, estampas gráficas, florais e lúdicas, shapes vintage e looks monocromáticos, opondo-se fortemente ao minimalismo. Vai de encontro com outras tendências oriundas das redes sociais, como o kidcore e o cottagecore, dominando fotos e vídeos e caracterizando, principalmente, o estilo da geração Z. Emma ainda definiu em seu Twitter: “é moda de algoritmo. Peculiaridade na era da reprodução mecânica. Vintage sem esforço [...]. Avant basic é um lifestyle”.

O QUE CARACTERIZA O AVANT BASIC NA MODA?

Se você rolar o feed da Lisa Says Gah, a marca que inspirou o tweet de Emma e foi fundada pela ex-compradora da Nasty Gal, Lisa Bühler, vai entender toda a essência do movimento e ser automaticamente teletransportado para o universo avant basic. Algumas peças e estampas são marcantes da estética. Em um revival hippie, os patterns psicodélicos e florais se fazem super presentes. Um dos exemplos é o vestido verde com estampa gráfica que lembra um redemoinho da marca britânica House of Sunny, uma das maiores referências na trend, que viralizou nas redes sociais. O xadrez tabuleiro também é uma das tramas favoritas e surge renovado e fresh, além da famosa estampa de bandana (ou Paisley). 

Outra característica são os tricôs e itens de crochê divertidos com flores, frutas e elementos lúdicos em cardigans e coletes e ainda casacos com pelos na gola e nas mangas. Nos acessórios, o bucket hat aparece junto de anéis, pulseiras e colares de miçangas, óculos de lentes coloridas, lenços, tudo bem over e maxi. O mood quase caótico do avant basic também é traduzido no inconfundível mix and match de estampas e texturas e nas cores ora vibrantes e saturadas, ora suaves e pastel.

AVANT BASIC NO DÉCOR

Além da moda, o avant basic também aparece na decoração. Os interiores, antes sóbrios, frios e repletos de linhas retas, agora abraçam o lúdico, as formas orgânicas e as cores. O décor do momento reflete a busca por conforto e se inspira no estilo Memphis e na sua estética pós-moderna. Entre as marcas que apostam em formas não convencionais nos interiores, estão a argentina Bougie Woogie, que produz itens de decoração descolados e que parecem ter saído de uma casinha de bonecas, e a londrina Lotta Blobs, com seus espelhos de molduras divertidas. 

E O QUE O AVANT BASIC TEM A VER COM O MOMENTO ATUAL?

A tendência é reflexo do zeitgeist (ou espírito do tempo). Além de se opor ao minimalismo, que reinou absoluto e parece ter saturado, o avant basic também seria, dizem especialistas, uma forma de escapismo e uma resposta ao caos que foi a pandemia de coronavírus, traduzido então em uma estética própria, alegre, cheia de otimismo, vibrante e maximalista.  

PARA ENTRAR NO ESTILO AVANT BASIC

Selecionamos algumas peças que você encontra aqui no ZZ MALL para aderir à trend já!

ENCONTRE O LOOK

ENCONTRE O LOOK

ENCONTRE O LOOK


você também vai gostar