Conheça as cinco tendências do mundo da beauté que são a nova cara de 2021; maquiagens coloridas e cuidados com a pele cresceram na quarentena
A quarentena e o isolamento transformaram a maneira como a gente lida com nosso corpo, nossas vontades e nosso bem-estar. Olhar para dentro – tanto de nossas casas como de nós mesmos – nunca foi tão imprescindível. Nesse último ano, tendências como sombras coloridas, delineadores gráficos, um foco no olhar e um cuidado maior com a pele, para que ela fique saudável e viçosa, se tornaram o centro das atenções. Fato é que, com tempo de sobra e o medo de arriscar sendo deixado de lado, homens e mulheres ouviram seus desejos e começaram a experimentar mais.
Com mais tempo disponível para brincar na frente do espelho, as makes Instagramáveis e os challenges do TikTok empurraram a maquiagem para um caminho mais divertido, sem regras e sem seguir o padrão vigente que por tanto tempo aprisionou mulheres atrás dos produtos de seu nécessaire. Experimentar novas cores, formas e materiais virou tendência.
No skincare, uma rotina de vários passos – com destaque para os ácidos – ganhou o coração das consumidoras.
Seguir um ritual de beleza para se cuidar de fora para dentro trouxe um certo sentimento de controle em meio ao caos que vivemos no último ano. Olhar-se com carinho, entendendo sua pele e suas necessidades, se tornou uma forte ferramenta de bem-estar e autocuidado.
Aqui, conversamos com maquiadores, dermatologistas e especialistas para entender quais as maiores tendências desse último ano que reinam absolutas em 2021. Mas, não se engane: se algo ficou claro em 2020 é que a maior tendência é ser quem você é, exercer sua individualidade e se desprender das amarras da sociedade, buscando, em pequenos rituais do dia a dia, uma forma de se manter sã.
Com inúmeras combinações de tons e formatos para além do esfumado, as sombras coloridas trazem uma energia de descontração e personalidade para a área dos olhos. A maquiadora Ana Carol Sabadin acredita que há um motivo muito sincero para o crescimento dessa tendência. “As cores trazem uma ideia de bem-estar, de divertimento e até de esperança diante de nossa situação. Por conta da máscara, os olhos costumam não só ser o destaque, como também a única forma de expressão por meio da maquiagem”, conta. Nessa tendência, não há certo ou errado: o que reina é o uso da audácia e da criatividade na forma de se expressar por meio da maquiagem. Muitas das regras antigas, que eram entendidas como lei, foram quebradas.
Também nessa pegada de inovação na área dos olhos, os delineadores gráficos vieram para provar que o clássico também pode ser transformado em algo divertido. A técnica envolve a criação de linhas abstratas, geométricas, gráficas ou minimalistas que marquem o olhar de forma única. Essa tendência já era conhecida nas passarelas e, segundo a maquiadora Vanessa Rozan, é uma das técnicas mais pedidas pelas clientes. E não são só os formatos que são variados! O delineado pode ser feito de diversas maneiras, seja com sombra, glitter, pigmento metalizado ou até mesmo com pedrarias coladas com cola de cílios.
De primeira, o nome pode soar meio estranho, mas essa trend já conquistou o coração de inúmeros maquiadores justamente por criar um efeito luminoso de aparência natural e dar a impressão de uma pele bem cuidada. Segundo Vanessa, a preparação de pele é o ponto mais importante dessa tendência, exatamente por ser feita com produtos de cobertura leve, que incentivam o cuidado com o rosto. O maquiador Helder Rodrigues afirma que esse impacto do autocuidado é fundamental: “Todo esse movimento de menos cobertura traz de volta a personalidade e a individualidade de cada uma. Sempre fui a favor da naturalidade”, afirma.
Já na área de skincare, uma pele saudável é o foco de qualquer tratamento. O Wellness é uma tendência que traz para dentro dos cuidados com a pele o equilíbrio entre o bem-estar e a saúde. A influenciadora Rebecca Chung, dona de uma conta do Instagram que fala bastante de K-Beauty, diz que as pessoas estão se cuidando cada vez mais. “O skincare não é só ter uma pele bonita, mas também um momento de terapia e autocuidado”, afirmou.
Há duas tendências que se dividem nesse espectro: tem aqueles, como Rebecca, que seguem os dez passos da rotina de skincare coreana e que não se importam de usar inúmeros produtos para atingir o resultado esperado. Por outro lado, também há os que seguem o “skinfasting”, uma tendência de cuidados com produtos multifuncionais e que se resume nos três passos básicos do skincare: limpeza da pele, hidratação e proteção solar. A maquiadora Brigitte Calegari confessa que essa é a sua vertente favorita, principalmente em dias quentes.
Se por muito tempo as bases de alta cobertura eram usadas para cobrir imperfeições, hoje as consumidoras procuram por uma pele bem cuidada, hidratada e viçosa. Daí veio o aumento do uso de ácidos e vitaminas como a niacinamida. Esse componente pode ser encontrado em tônicos, hidratantes e cremes de tratamento, ajudando a uniformizar a pele, clarear manchas e prevenir espinhas. A dermatologista Monalisa Nunes explica que esse é um ativo de uso multifuncional e que funciona em todos os tipos de pele. A Sallve, marca cult brasileira que virou queridinha de quem gosta de beleza, também acabou de lançar o Sérum Uniformizador, um produto que promete cuidar da área dos olhos, rosto e pescoço, hidratando, prevenindo linhas e devolvendo a luminosidade e o viço para a pele.